Bar tradicional na Vila Madalena, Mercearia São Pedro é fechada por causa do barulho

A boemia artística da cidade está um pouco mais quieta: o bar Mercearia São Pedro, reduto de escritores, cineastas e atores na Vila Madalena, foi interditado pela prefeitura na noite da última quinta-feira.

Era uma da manhã quando uma equipe do Programa de Silêncio Urbano, que faz a fiscalização do Psiu, chegou ao bar da rua Rodésia, mediu o barulho e o emparedou. "Ficou constatado que o local não havia se adequado aos parâmetros da legislação", diz a prefeitura em nota.


Em 2007, a Mercearia fora multada em R$ 25 mil por estar aberta após a 1h, o que a lei 12.879 veta. Em 2011, uma segunda multa foi aplicada, pelo mesmo motivo.

Em fevereiro deste ano, o Psiu já havia estado lá e "constatado ruído de fundo dentro dos limites".

Os donos da Marcearia não quiseram dar entrevista, mas disseram que um advogado trabalha para conseguir regularizar a situação do negócio o quanto antes.

"A reabertura dependerá da adequação do proprietário no que determina a legislação", diz o poder municipal.

ANTRO DAS ARTES

A casa, aberta na década de 1970, virou ponto de encontro de artistas.

Quem buscar os termos "Mercearia São Pedro" no blog de Xico Sá, escritor e colunista da Folha, encontra 120 menções ao estabelecimento.

O escritor Ronaldo Bressane (de "Mnemomáquina ") já escreveu um perfil do lugar. "O bar assistiu a um monte de modas boêmias desfilarem e continua exatamente igual, quiçá com os mesmos amendoins e grãos-de-bico de 40 anos atrás", escreveu Bressane para a Serafina de maio de 2009.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais