Confira os festejos de cinco bares que comemoram aniversário ainda neste ano

Frangó, Aconchego Carioca, Taberna 474, Armazém Paulista e Bar do Ton. De agosto a dezembro, uma festa de aniversário por mês em cinco bares que fazem por merecer o retorno ou a primeira visita do paulistano.



COXINHA D'UÓ
"Já vendemos 4.000 coxinhas num sábado", afirma Cássio Piccolo, um dos sócios do Frangó, que fez 28 anos na quinta (6/8). A receita de família foi a primeira adicionada no cardápio depois que a rotisseria virou bar. Apesar dos convites para expansão, Cássio mantém-se inflexível: "Em um mundo globalizado, é difícil encontrar um lugar com identidade própria como o nosso". Por isso, desde que abriu, o bar têm as mesmas características. "Mudamos para permanecer os mesmos", diz. Para comemorar aniversário, do dia 10 ao 16/8, o bar serve os bolinhos de feijoada e a garrafa da Electra do Aconchego Carioca, que comemora três anos em setembro. No dia 17/8, em parceria com a Cervejaria Nacional, lança a EPA Frangó. Eleita a melhor carta de cerveja em "O Melhor de sãopaulo - Restaurantes e Bares 2015".

Lgo. da Matriz Nsa. Sra. do Ó, 168, Freguesia do Ó, tel. 3932-4818. Ter. a qui.: 11h às 24h. Sex. e sáb.: 11h às 2h. Dom.: 11h às 19h. CC: AE, D, E, M e V. T: A e Te.


ALMA CARIOCA
Insatisfeito com a condição de sociedade do Melograno, Edu Passarelli resolveu viajar para pensar no futuro. Passou antes no Rio de Janeiro para conversar com a amiga e chef Kátia Barbosa, dona do Aconchego Carioca, e ali surgiu a ideia que se concretizou em setembro de 2012: inaugurar a marca em São Paulo. "Em nenhum momento quis fazer uma cópia fidedigna", diz. Mas as comparações são inevitáveis, até porque o bar recebe muitos clientes cariocas que cobram a semelhança com a matriz. O contrário também acontece. Por isso o bolinho de virado à paulista migrou para a cidade maravilhosa seis meses depois de estrear por aqui. Para celebrar mais os três anos de trajetória, além de servir a coxinha e a cerveja Colorado Frangó, Edu, Kátia e André, o outro sócio, pretendem fazer uma ação por semana no mês de setembro.

Al. Jaú, 1.372, Jardim Paulista, tel. 3062-8262. Seg.: 18h às 23h. Ter. a sáb.: 12h às 24h. Dom.: 12h às 18h. Reserva (ter. a sex., 12h às 19h30).


OBRIGATORIAMENTE SEM PLACA
Logo que abriu a Taberna 474 na rua Maria Carolina, em 5 de outubro de 2011, era comum ver pessoas confundirem o, então, novo bar com a Adega Santiago, que fica na rua Sampaio Vidal. Nem um nem o outro tem placa. "É proposital", brinca um dos donos dos dois estabelecimentos, Ipe Moraes. "A Taberna era o patinho feio, mas isso não acontece mais." A inspiração do cardápio é portuguesa, e novos pratos entram ainda neste mês, como a feijoada de polvo. Entre os frequentadores, é comum ver uma e outra personalidade famosa. Mas, Moraes pondera: "sei que estou no caminho certo quando o bar está cheio e eu não conheço ninguém". No dia 27/10, celebra quatro anos com jantar harmonizado pela enóloga portuguesa Filipa Pato.

R. Maria Carolina, 474, Jardim Paulistano, tel. 3062-7098. 95 lugares. Seg.: 12h às 15h e 19h às 23h. Ter. a qui.: 12h às 15h e 19h às 23h30. Sex.: 12h às 16h e 19h às 24h. Sáb.: 12h às 24h. Dom.: 12h às 19h.


UÍSQUE CUPIDO
O Armazém Paulista completa 18 anos em novembro, e claro que os anos já renderam boas histórias aos sócios Denilson, Marcio e Paulo. Uma delas, aliás, é inesquecível, como conta Denilson. Certa vez, um cliente comprou um uísque, não aguentou tomar todas as doses e deixou a garrafa no bar. Mais de um ano depois, ele voltou, muito mais preocupado com a garrafa do que com o conteúdo. Ouviu que haviam jogado a tal garrafa fora e contou o motivo do interesse que beirava o desespero. Havia anotado o telefone de uma namorada na época e queria reencontrá-la. Por sorte, a Jameson não tinha ido para o lixo. Ligou para ela e se casaram. "Quando íamos a um bar sempre identificávamos algo que faltava, por isso decidimos abrir o nosso", explica. A ideia para novembro é fazer uma festa para os clientes.

Al. Jauaperi, 570, Moema, tel. 5052-3106. Seg. a sex.: a partir das 17h. Sáb.: a partir das 12h. Dom.: a partir das 16h.


GOSTO PRÓPRIO
Quem frequenta o Bar do Ton, na Pompéia, que completa dez anos em dezembro, já deve ter visto por lá Everton Scavone ou Marlene, o casal que comanda e marca presença todo dia na casa, ela de dia, ele a noite. No começo, o espaço não possuía cozinha: nas cinco mesas chegavam apenas porções de frios e sanduíches. Dois anos e meio depois, tiveram oportunidade de ampliar o ambiente e o cardápio. Como "só vende o que gosta de comer", Everton adicionou ao menu pratos como o filé à parmegiana, além dos salgados, caso do bolinho de bacalhau e de camarão com moranga (feitos na casa). Neste ano, o bar passou por mais uma reforma. Desta vez, o número de torneiras de chope cresceu. De seis passaram para dez. Os mais vendidos são os copos de Amstel e Heineken. Para comemorar o aniversário, Everton planeja uma festa e o lançamento de um novo petisco.

R. Dr. Augusto de Miranda, 711, Vila Pompéia, tel. 3232-1213. 110 lugares. Ter. a sáb.: 12h à 1h. Dom.: 11h30 às 17h. CC: AE, M e V. T: A, So e Te. d l w

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais