Entre tantas opções, veja dicas para descobrir qual é sua cerveja favorita

Enfileiradas nas prateleiras, elas parecem milhares. As bandeiras vão do Brasil à República Tcheca; e os rótulos falam de teor alcoólico e fermentação. Para os leigos, a variedade de cervejas pode ser um pesadelo.

Mas vamos com calma. De uma coisa o brasileiro já sabe: nem toda cerveja é amarela, leve e refrescante. "As opções de sabores e aromas é enorme, e os supermercados oferecem uma pequena parte deste universo", concorda o sommelier Luís Celso Junior, autor do blog Bar do Celso.

Em São Paulo, é fácil desbravar os fermentados. Celso considera bairros como Pinheiros e Vila Madalena grandes centros cervejeiros. Entre os locais que frequenta, cita a Cervejaria Nacional, o Empório Alto dos Pinheiros, o Delirium Café e o BrewDog Bar.

"Tudo é tentativa e erro —até você ir entendendo cada vez mais", aconselha. Em sua concepção, é possível experimentar diversos estilos apenas com produções nacionais. "O Brasil produz rótulos de altíssima qualidade. Dá para sair da zona de conforto até mesmo com o que você encontra no mercado."

Para quem está à procura da bebida perfeita, ele dá três conselhos:

Crédito: Leticia Moreira/Folhapress MSP EM NUMEROS - SAO PAULO, SP, BRASIL, 19-09-2011, 11h00: Cervejas nacionais do Emporio Alto dos Pinheiros, em Pinheiros. (Foto: Leticia Moreira/Folhapress, COMIDA) *** EXCLUSIVO FOLHA***
Cervejas nacionais do Empório Alto dos Pinheiros, na região oeste da cidade.

DELIMITE SEU SABOR DE PREFERÊNCIA
Vá pela similaridade com os gostos que você já aprecia na comida. Se a sua são os pratos mais ácidos, procure isso na cerveja também. Nesta hora, atendentes de empórios e lojas são de grande ajuda e podem recomendar bebidas mais doces, torradas ou amargas.


PROCURE CURSOS DE CERVEJAS ESPECIAIS
Aos interessados na bebida, Celso sugere cursos em locais especializados. Ele próprio dá aulas no Instituto da Cerveja, mas na capital existem locais como a cervejaria-escola Sinnatrah. Seja em oficinas de fermentação ou em aulas de degustação, os alunos desenvolvem repertório para melhor julgar os rótulos.


LEI DA INTENSIDADE
Experimentar é o melhor caminho para a harmonização. No entanto, existem algumas dicas básicas para ajudar. A lei da intensidade, por exemplo, sugere que cervejas mais suaves sejam combinadas com pratos leves. Outra alternativa é ir pela semelhança. "Aromas e sabores parecidos vão bem, como um brownie consumido com uma bebida de aroma achocolatado", ensina.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais