Sommelière dá dicas para quem quer se iniciar na degustação de cervejas

Você já visitou a cervejaria, chamou os amigos, preparou os copos e se encontra encarando todos aqueles rótulos... E agora? Por onde começar?

Para quem quer se iniciar na degustação da cerveja, não tem segredo. "Comece da mais suave e vá gradativamente aumentando a intensidade", ensina Kathia Zanatta, sommelière e diretora do Instituto da Cerveja.

Por "intensidade", ela não quer dizer apenas o teor de álcool. Entram nessa conta a espessura, o aroma, o corpo e a complexidade da fermentação.

Se for para falar em estilos, vale começar com lagers e pilsens. Só depois parta para garrafas mais fortes, como a Emperor's Stout ou a Emperor India Pale Ale, criada pelos britânicos para aguentar as longas viagens à colônia asiática.

Crédito: Ronny Santos - 27.mar.2015/Folhapress SAO PAULO, SP, BRASIL, 27-03-2015 - ESPECIAL CERVEJA - A sommelier de cerveja, Kathia Zanatta, 32 anos, ganha a vida dando aulas no instituto da cerveja. (Foto: Ronny Santos/Folhapress), AGO-CIDADES ***EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTA FOTOGRAFIA AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 ***
Kathia Zanatta, diretora do Instituto da Cerveja.

Essa escalada de intensidade serve para que as características mais suaves não passem despercebidas. "Imagine comer uma folha de alface logo após um bolo de chocolate: a salada fica mais sem graça do que já é", compara Zanatta.

Entre um gole e outro, limpe o paladar com água (com ou sem gás). E como de pão também vive o homem, coma alimentos neutros. Pode ser pão francês, torrada sueca ou bolacha de água e sal.

O que você precisa saber antes de degustar seu chope

O número de rótulos a serem experimentados depende muito da experiência do degustador. Em aulas, a sommelière experimenta de 4 a 6 cervejas. Em campeonatos, há sessões de 10 a 12 rótulos —mas tudo isso ao longo de um dia inteiro, das 9h às 18h.

Mas não vá com muita sede ao gargalo. Lembre-se que cada amostra tem entre 50 e 60 ml. Deguste com moderação.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais