Lista reúne 187 torneiras de chope em SP; novos bares disputam pelo pódio

Já se vai quase uma década desde que as cervejas artesanais começaram a definitivamente cair no gosto do brasileiro.

Como alternativa às marcas comuns, —industrializadas—, os rótulos especiais, como também são conhecidas, elevaram a experiência do consumidor a outro patamar, e, hoje em dia, não é raro ouvir bebedores afirmarem sua predileção pelas "cervejas de verdade", como as chamam.


O movimento agora, nota-se, se dá com o chope artesanal, principalmente nos dois últimos anos, quando a capital teve um boom de bares especializados na bebida.

Ao espaço pioneiro, o Empório Alto de Pinheiros, aberto em 2008, juntaram-se muitos outros, principalmente, abertos de 2014 a dezembro de 2015, caso da São Paulo Tap House e da Choperia São Paulo.

Com elas, a cidade passou a ter pelo menos oito bares com mais de dez opções de chope artesanal e, entre eles, uma nova e saudável disputa: quem tem mais a oferecer?

A briga é boa, tem até empate, e o "Guia" —mesmo ciente de que quantidade não garante qualidade— bota um tempero no embate, mostrando um ranking das torneiras, com detalhes sobre cada casa sugerida.

Além delas, na página 14, listamos cinco bares abertos em 2015 e que, com garrafinhas e alguns chopes, também são opções para quem quer embarcar nesse novo jeito de tomar uma. Somando as 13 casas são 203 torneiras -e a ideia é começar o tour desde já, no Carnaval.

Por fim, atente-se a uma novidade, o growler (leia ao lado), uma espécie de garrafão para levar o chope artesanal para casa.

Tá com sede? Qual vai ser?

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais