Dia da Cerveja é comemorado nesta sexta; conheça dez bares com boas opções

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta (4).

A data foi criada em 2008, nos Estados Unidos,  e desde então é comemorada em toda primeira sexta-feira de agosto.

Como não faltam motivos para se tomar uma gelada no último dia de trabalho da semana, o "Guia" selecionou dez bares com boas opções de cerveja nas cinco regiões da cidade. Confira:

CENTRO

Bar da Avareza

O bar fica no Baixo Augusta e serve os rótulos da cervejaria paulista Mea Culpa, de Cotia (SP). O diferencial da casa é o serviço, que funciona como um "self-service": o cliente utiliza um cartão pré-pago para se servir à vontade nas torneiras, e o equipamento cobra por ml consumido. Para comer, há lanches vendidos em máquinas e opções de hambúrgueres.

R. Augusta, 591, Consolação, São Paulo

Lira Bar Empório

Quatro torneiras de chope, cerca de cem rótulos de cervejas e tábuas de embutidos todos artesanais e brasileiros podem ser encontrados aqui. Prove lanches feitos no pão da Beth Bakery, caso do preenchido com porco desfiado, queijo Serra do Lopo e chutney de maçã. Há ainda cachaças do Engenho São Luiz.

R. Marquês de Itu, 1.039, Vila Buarque, São Paulo

Tábua de frios mista servida no Lira Bar e Empório, no centro de São Paulo *** ****
Tábua de frios mista servida no Lira Bar e Empório, no centro de São Paulo - Alexandre Schneider/Divulgação


ZONA LESTE

Bar do Urso

Com unidades em Pinheiros e em Perdizes, o bar da cervejaria Colorado também se instalou na rua Itapura. Tem seis torneiras de chope, além de rótulos de cerveja. Como não há cozinha no local, a casa indica deliveries na região.

Rua Itapura, 826, Vila Gomes Cardim, São Paulo

Torneiras de chope do Bar do Urso, na rua Itapura, no Tatuepé *** ****
Torneiras de chope do Bar do Urso, na rua Itapura, no Tatuapé - Divulgação

Cateto

Sucesso na Mooca, a casa é especializada em cervejas: são mais de cem rótulos nacionais e importados. Quem preferir chope, pode escolher entre as opções disponíveis nas torneiras. As bebidas vão bem com os queijos do menu, como o serra da Canastra, e embutidos nacionais. Geleias, picles, molhos e cesta de pães acompanham os frios.

Rua Fernando Falcão, 810, Vila Cláudia, São Paulo


ZONA NORTE

Frangó

Com mais de três décadas em funcionamento, segue como um clássico da boemia paulistana. Em um charmoso casarão do século 19, erguido diante do Largo da Matriz, na Freguesia do Ó, o lugar oferece 450 rótulos em sua carta de cervejas. Há também quatro sugestões de chope, a exemplo do alemão Paulaner. Resultado de uma parceria com a cervejaria de Ribeirão Preto, a Colorado Frangó é uma american pale ale. Nem só das famosas coxinhas de frango vive o menu de comes, também há receitas como bolinho de mandioquinha com costela de porco defumada.

Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó, São Paulo

Cervejas do bar Frangó *** ****
Cervejas servidas do bar Frangó - Letícia Moreira/Folhapress

Bar Léo

A primeira filial do histórico bar, um dos primeiros botecos de São Paulo, abriu as portas em maio, num centro comercial na avenida Braz Leme. A decoração da casa remete à original, com canecas doadas pelos clientes da casa da rua Aurora, e consegue transportar o público para o ambiente de boteco. O menu também é o mesmo da matriz, com pratos de inspiração alemã, bolinhos de carne, canapés e, claro, chope Brahma.

Avenida Braz Leme , 1020, Casa Verde, São Paulo


ZONA OESTE

Empório Alto de Pinheiros

Em um dos mais icônicos redutos cervejeiros de São Paulo, as opções da bebida parecem não ter fim são 550 rótulos. A oferta de chopes que já era boa, ganhou reforço em 2017: o balcão agora enfileira 43 torneiras. Costumam estar engatadas bebidas como a belga Delirium Tremens e a nacional Trilha Zest, uma juice IPA. A clientela também pode escolher direto das geladeiras abarrotadas de latas e garrafas. Para ladear os copos, dá para pedir porções como a de costela suína marinada na cerveja brown ale e assada, que chega à mesa ao lado de batata à dorê.

Rua Vupabussu, 305, Pinheiros, São Paulo

Ambiente do Versúvio On Tap, bar de cervejas especiais
Ambiente do Versúvio On Tap, bar de cervejas especiais - Everton Helfstein/Divulgação

Vesúvio On Tap Bar

Doze torneiras de chope estão engatadas no balcão. As sugestões alternam-se a cada dez ou 15 dias, mas há chances de encontrar a brasileira Roleta Russa IPA. No salão embalado por rock e blues, é possível apreciar ainda uma seleção de drinques autorais. Para comer, há petiscos e hambúrgueres.

Rua Desembargador do Vale, 824, Perdizes, São Paulo


ZONA SUL

Cervejaria do Gordo

Tradicional na região de Lorena, em São Paulo, a Cervejaria do Gordo inaugurou sua primeira unidade na capital paulista. Localizado na esquina das ruas Clodomiro Amazonas e Ministro Jesuíno Cardoso, o bar serve os oito rótulos da marca —os estilos que não estiverem disponíveis nas chopeiras, rotativas, podem ser pedidos em garrafa. Para acompanhar, o cardápio tem opções de petiscos, como as batatas portuguesas com queijo parmesão ralado, e de carnes grelhadas, como o bife de chorizo, servido fatiado com cebola e acompanhado por pão, chimichurri, vinagrete e farofa.

Rua Clodomiro Amazonas, 863, Vila Nova Conceição, São Paulo

Soul Botequim

A aposta da casas é o chope: são 12 torneiras, conectadas à parede da câmara fria e engatadas com bebidas artesanais de cervejarias paulistanas, como Burgman e Júpiter —a oferta é rotativa. O menu também tem espaço para drinques de boteco, a exemplo dos clássicos bombeirinho e rabo de galo. Para beliscar, há porções de pastel, coxinha e calabresa acebolada, além da presença de food trucks.

Bar Soul Botequim, na zona sul, aposta nas cervejas especiais
Bar Soul Botequim, na zona sul, aposta nas cervejas especiais - Felipe Pidi/Divulgação


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais