Filme indicado ao Oscar mostra relatos feitos por empregadas negras

Crédito: Divulgação

"Histórias Cruzadas" aborda um assunto espinhoso, mas o diretor Tate Taylor tenta a todo momento torná-lo menos áspero.

Indicado em três categorias do Oscar, incluindo a de melhor filme, o longa mostra como empregadas domésticas negras eram tratadas pelas patroas brancas no começo dos anos 1960, no Mississippi.

Quem nos conta a história é Aibileen (Viola Davis, que concorre à estatueta de melhor atriz), uma diarista que perdeu tragicamente o filho. Na casa onde trabalha, ela presta serviços de babá à filha pequena da patroa, além de lavar e passar.

Aibileen tem de suportar humilhações diárias, assim como a amiga Minny (Octavia Spencer, também lembrada pela Academia), repreendida após usar o banheiro de Hilly (Bryce Dallas Howard), uma perua à frente da campanha por segregação de hábitos entre brancos e negros.

A tensão racial transborda quando uma jovem jornalista branca, Skeeter (Emma Stone), decide escrever um livro contando quem são essas mulheres negras aviltadas, dando identidade e voz a elas.

Os depoimentos são cruéis, mas também engraçados, muito por conta do jeito desbocado de Minny. A história tem ritmo de novela, sem grandes nuances, mas emociona graças às ótimas interpretações.

Informe-se sobre o filme


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais