Veja seleção de filmes engajados em cartaz na Mostra

Primavera Árabe, movimento Indignados e outros protestos políticos ganham a atenção de cineastas nesta edição da Mostra, que ocorre até 1º de novembro em 28 salas da capital paulista.

Em comum entre os filmes selecionados para participar o evento existe a urgência de registrar acontecimentos que ainda estão em curso.

Do Egito, "Depois da Batalha", de Yousry Nasrallah, que concorreu à Palma de Ouro em Cannes, narra os turbulentos protestos que resultaram na renúncia do ex-ditador do Egito, Mohammed Hosni Mubarak, sob as diferentes óticas de uma militante jovem que vive em um bairro rico e de Mahmoud, um homem simples com um senso prático muito mais forte do que suas convicções políticas.

Divulgação
Cena do filme "Indignados" (foto), em cartaz na 36ª Mostra Internacional de Cinema de SP
Cena do filme "Indignados" (foto), em cartaz na 36ª Mostra Internacional de Cinema de SP

Da mesma leva, vem "Inverno da Desilusão", de Ibrahin El Batoto, que começou a ser filmado dois dias antes da renúncia de Mubarak e remonta a crise no Egito em uma narrativa não linear centrada em três personagens-chave: um ativista, uma jornalista e o secretário de segurança do Estado.

Em outra ponta, Tony Gatlif se inspira no livro "Indignez-vous!", de Stéphane Hessel, para falar do movimento espanhol na mistura de documentário e ficção "Indignados".

Ainda há espaço para o documentário "O Grupo Voina", sobre o coletivo russo Voina, que questiona o papel da arte em um mundo sem perspectivas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais