Artes marciais e história da China conduzem 'O Grande Mestre'

Se a vida pudesse ser dividida por estações, os primeiros 40 anos de Ip Man (Tony Leung) seriam a primavera. Seguida pelo inverno. É assim que ele mesmo descreve em "O Grande Mestre", novo filme de Wong Kar Wai ("Amor à Flor da Pele" e "Um Beijo Roubado"), estreia da semana.

Ip, conhecido por ter sido professor de Bruce Lee na década de 1950, pratica um estilo de kung fu chamado "wing chun". Sua primavera começa com uma família feliz e com um convite para demonstrar sua técnica ao grande mestre Gong Baosen (Wang Qingxiang).


O mestre vive no norte do país, na época controlado pelos japoneses. Ele viaja até Foshan, no sul, onde Ip mora, para tentar descobrir o talento kung fu local. Com sua aposentadoria, ele deseja encontrar um sucessor digno.

Somos então introduzidos a Gong Er (Ziyi Zhang), filha de Gong Baosen. Por meio de uma demonstração descobrimos que a fraqueza de Ip está no poder da garota.

Apesar de um roteiro confuso, os retratos que Kar Wai faz de Ip Man e de Gong Er parecem apenas uma justificativa para exibir a história da China a partir dos anos 1930. A exuberante fotografia e a sabedoria dos personagens, que optam por colocar a honra acima de tudo, retratam um país dividido e arrasado pela guerra.

Informe-se sobre o filme

ASSISTA AO TRAILER DE "O GRANDE MESTRE"


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais