Mostra de Cinema: novo melodrama de Yoji Yamada narra memórias de idosa

Típico artesão do cinema japonês, Yoji Yamada passou por uma infinidade de gêneros, ganhando destaque na comédia familiar. É mais conhecido pela série de longas "É Triste Ser Homem", iniciada em 1969 com o filme homônimo e prosseguida até 1995, em quase 50 longas.

Em 2013, seu filme "Uma Família em Tóquio", refilmagem do clássico "Era Uma Vez em Tóquio", de Yasujiro Ozu, fez muitos espectadores da 37ª Mostra saírem do cinema com olhos marejados.


Neste ano, Yamada chega com "A Pequena Casa", sua 82ª obra, em exibição na Mostra 2014. É um melodrama histórico baseado nas memórias da senhora Taki, seu trabalho como empregada da família Hirai e os sentimentos que foram represados em sua juventude.

O filme tem três camadas: o presente após a morte de Taki, os encontros dela com o neto pouco antes de morrer e, principalmente, a sua relação com os patrões e com um artista.

"A Pequena Casa" foi exibido no último Festival de Berlim. Haru Kuroki, que interpreta Taki quando jovem, foi contemplada com o Urso de Prata de melhor atriz.

Informe-se sobre o filme

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais