Mostra de Cinema: veja destaques do primeiro dia do evento em SP

Mais de 90 filmes serão exibidos já no primeiro dia aberto ao público da 38º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que começa nesta quinta-feira (16). Um dos principais destaques é o longa "Acima das Nuvens", do francês Olivier Assayas, que traz Juliette Binoche no papel de uma atriz veterana que terá de atuar em uma remontagem da peça que a tornou uma estrela, há 20 anos, mas agora, dividirá o palco com uma jovem e rebelde atriz.

Outro filme bastante aguardado pelos cinéfilos é "Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo". Baseado em fatos reais, o longa dirigido pelo cineasta Bennett Miller ("O Homem que Mudou o Jogo"), vencedor do prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes deste ano, narra a relação entre o excêntrico milionário John du Pont (Steve Carell), que forma uma equipe de luta para treinar para as Olimpíadas de Seul, em 1988, e os irmãos Mark (Channing Tatum) e Dave Schultz (Mark Ruffalo), campeões olímpicos.


Escolhido como o filme de abertura desta edição da Mostra e selecionado pela Argentina para concorrer a uma vaga no Oscar 2015, "Relatos Selvagens", de Damián Szifrón, é uma comédia de humor negro estrelada por Ricardo Darín ("O Segredo dos Seus Olhos"), que traz seis histórias que exploram o tema da vingança. Diante de uma realidade cruel e imprevisível, os personagens caminham sobre a linha tênue que divide a civilização da barbárie.

Confira abaixo outros destaques deste primeiro dia de Mostra:

"Quando os Animais Sonham", de Jonas Alexander Arnby
Marie é uma forasteira na pequena comunidade costeira onde vive. Os moradores têm medo dela e de sua mãe, que vive em cadeira de rodas e sofre de uma doença misteriosa. Quando Marie percebe que seu corpo está mudando - cabelos longos crescendo no peito e nas costas -, ela começa a procurar respostas sobre o misterioso passado de sua família.


"Ana Ana", de Petr Lom e Corinne van Egeraat
"Ana ana" significa "eu sou eu" em árabe. Quatro jovens mulheres egípcias contam suas histórias e revelam seus sonhos e desejos. Analisando o que significa ser mulher no Egito pós-revolução de 2011, elas também usam suas próprias câmeras para revelar suas vidas interiores. O Egito pode estar bem diferente politicamente, mas a revolução sexual ainda aguarda a hora certa.


"O Segredo das Águas", de Naomi Kawase
Na ilha japonesa de Amami-Oshima, as tradições envolvendo a natureza são eternas. Durante uma noite de danças tradicionais em agosto, Kaito, de 16 anos, descobre um cadáver flutuando no mar. Sua namorada, Kyoko, vai tentar ajudá-lo a compreender essa misteriosa descoberta. Juntos, Kaito e Kyoko aprenderão o que é se tornar um adulto, experimentando as delicadas relações entre vida, morte e amor.


"Força Maior", de Ruben Östlund
Ebba e Tomas decidem passar cinco dias de férias esquiando nos Alpes franceses com seus dois filhos. Tomas deve passar mais tempo com a família, pois Ebba acha que ele trabalha demais. Quando os quatro almoçam num restaurante nas montanhas, uma avalanche se aproxima rapidamente e ameaça soterrar o local. Nenhum deles fica ferido, mas a atitude de Tomas durante o incidente pode causar danos irreparáveis.

"Em Casa", de Athanasios Karanikolas
Por muitos anos, Nadja trabalhou como empregada doméstica para um rico casal grego e sua filha, e se sente como parte da família. Ela é diagnosticada com uma grave doença no mesmo momento em que a família enfrenta dificuldades financeiras devido à crise econômica. Nadja então perde o emprego.



"O Idiota", de Yury Bykov
Dima Nikitin é responsável pela manutenção das casas de uma pequena cidade. Um homem simples, como qualquer outro. A única característica que o distingue é sua honestidade e integridade. Isso faz com que muitos o vejam como uma pessoa estranha. Nikitin então é chamado para consertar um cano quebrado num dormitório. No local, ele nota uma rachadura enorme e, percebendo que o prédio já está inclinando, conclui que a estrutura não vai aguentar até de manhã. Ele sabe que as pessoas que vivem no prédio têm que ser retiradas imediatamente de lá. Mas quem mais vai acreditar nele?


"O Jantar", de Menno Meyjes
Paul é um professor de história fracassado que se dedica completamente a sua família e agora lida com a vulnerabilidade desta felicidade. Sua esposa Claire está sempre protegendo a família, custe o que custar. Seu irmão Serge é um político que está se candidatando a Primeiro Ministro, com sua mulher Babette ao seu lado. Num jantar de família, todos tentam evitar o que realmente devem discutir: algo que eles acabaram de fazer, e que pode arruinar o futuro de seus filhos.


"Insubordinados", de Edu Felistoque
Janete tem 32 anos e sua vida está em suspenso. Com o pai, um coronel da PM reformado, internado em estado terminal, ela não faz mais nada além de passar os dias ao lado dele no hospital. Enquanto espera o fim inevitável dessa jornada dolorosa, Janete escreve sem parar, às vezes no laptop, às vezes num caderno. Ao longo dos dias, Janete cria uma trama policial que a ajuda a entrar em contato com seus medos e desejos mais profundos, uma válvula de escape que revela muito do que ela é e de como ela enfrenta essa situação tão dura. Uma história sobre a vida após a morte de quem amamos.


"Esperando Agosto", de Teodora Mihai
Georgiana, uma garota de 15 anos, precisa cuidar de seus seis irmãos num pequeno apartamento na Romênia após sua mãe ir trabalhar na Itália. Nos próximos meses, ela lidará com as personalidades complicadas em sua casa, assim como suas próprias fraquezas, entre a adolescência e a maturidade.


"A Pele que Habito", de Pedro Almodóvar
Robert Ledgard, um cirurgião plástico brilhante atormentado por tragédias passadas, desenvolve um tipo de pele sintética que resiste a qualquer tipo de dano. Sua cobaia é Vera, uma mulher misteriosa e instável que ele mantém em cativeiro dentro de sua casa e carrega o segredo por trás de sua obsessão. Adaptado do romance Tarântula, de Thierry Jonquet.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais