Mostra de Cinema: veja os destaques do quarto dia do evento em SP

Começou na última quinta-feira (16), a 38ª Mostra Internacional de Cinema em SP. Neste ano, o grande homenageado é o cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que ganha uma retrospectiva com 15 filmes de sua carreira.

Quem também se destaca são os filmes inéditos, que a cada ano revelam novos cineastas e cinematografias de países cujas produções chegam pouco ao circuito comercial brasileiro, como a Turquia, de "Ciclo", e a Rússia, que traz o longa "Leviatã", vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2014.

Confira abaixo outros destaques deste domingo (19):


"Horas de Verão", de Olivier Assayas
As distintas trajetórias de dois irmãos e uma irmã de quarenta e poucos anos se chocam quando a mãe - que preservava a obra de seu tio, o excepcional pintor do século 19 Paul Berthier -, morre repentinamente. Os filhos são levados ao confronto de suas diferenças. Adrienne, uma bem sucedida designer em Nova York; Frédéric, economista e professor universitário em Paris; e Jérémie, um dinâmico empresário que vive na China, confrontam o fim da infância, suas memórias compartilhadas e uma visão única do futuro.

"O Jardim e o Amor dos Meus Pais", de Peter Liechti
O filme mostra o reencontro entre o diretor e seus pais, já idosos, numa tentativa de revisão pessoal do passado. O pai gosta de ordem e tem controle sobre tudo. A mãe reza e fala sobre sua solidão. Os dois são totalmente diferentes, com opiniões e interesses opostos, mas estão casados há 62 anos. Último trabalho do diretor Peter Liechti.

"O Segredo das Águas", de Naomi Kawase
Exibido em Cannes este ano, o filme acompanha um casal de adolescentes que encontra um cadáver flutuando no mar. Após o episódio, eles precisam aprender o que é se tornar adulto, experimentando as entrelaçadas relações entre vida, morte e amor.

"Adeus à Lua", de Dick Tuinder
Durante o verão quente de 1972, Duch, um garoto de doze anos que mora num condomínio, tem duas obsessões: a missão mais recente da Nasa para a lua e espiar sua vizinha Mary, uma linda modelo viciada em Valium. Quando o pai de Duch conhece uma artista que está morando a apenas duas portas deles, ele começa sair com ela e logo decide morar com a moça. Enquanto a mãe de Duch começa a tentar colocar seus filhos contra o pai, o garoto começa a contar com Mary como sua maior companhia.

"Ciclo", de Atil Inac
Feramus é um professor de filosofia que retorna à sua terra natal para vender terras da família após a morte de seu pai. Ele acaba se perdendo em meio à burocracia e as autoridades locais. Betül é a diretora do teatro local, que tem que parar de trabalhar por causa da nova realidade política da Turquia. Uma sátira ácida da vida moderna, que também envolve o moderno mas nunca usado aeroporto da cidade.

"Leviatã", de Andrey Zvyagintsev
Kolia vive numa pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina mecânica, que fica ao lado da casa onde vive com sua jovem esposa Lilya e seu filho Roma, de um casamento anterior. O prefeito da cidade pretende se apropriar do terreno onde estão a oficina e a casa. Inicialmente o prefeito tenta subornar Kolia, que não consegue lidar com a ideia de perder tudo o que tem - não só seu terreno, mas também toda a beleza que o rodeia desde que nasceu. O prefeito passa então a ser mais agressivo em suas tentativas.

"Coisas que as Pessoas Fazem", de Saar Klein
Bill está desempregado e não contou para a família. Sob pressão financeira, ele se torna um Robin Hood, escolhendo suas vítimas com muito cuidado antes de roubá-las. Quando Bill começa uma amizade com um investigador, ele corre o risco de ver sua vida dupla revelada.

"Na Pior das Hipóteses", de Franz Müller
Tudo pode sempre piorar? Não para a figurinista Olga e para o diretor Georg. Eles acabaram de se separar e agora estão presos um ao outro num camping na Polônia, filmando uma comédia. As gravações se transformam em pesadelo: atores e o roteiro são alterados com frequência, e todo dia alguém da equipe abandona o filme. O fato de Olga estar grávida se torna um mero detalhe, enquanto Georg, histérico, tenta cumprir o seu destino artístico e concluir o filme, contrariando todas as probabilidades.

"Katharine Hepburn - A Grande Kate", de Rieke Brendel e Andrew Davies
Katharine Hepburn personificava a mulher moderna independente, a estrela aventureira de personalidade forte. A única mulher a receber quatro Oscars de melhor atriz, ela era a estrela que sabia exatamente como dirigir e vender sua imagem em Hollywood. Sua longa carreira teve muitos altos e baixos, de superstar a veneno de bilheteria, e de volta ao auge com o regresso em 1940, com Núpcias de Escândalo. Reunindo suas entrevistas para a televisão e material de arquivo, o documentário mostra Hepburn discutindo vida e carreira de forma aberta.

"A Caverna", de Alfredo Montero
De férias no Mar Mediterrâneo, cinco amigos descobrem uma caverna escondida ao lado de um penhasco e decidem explorá-la. Eles começam a explorar as inúmeras passagens que formam a caverna. Não demora até descobrirem que estão perdidos. Dias se passam e eles não conseguem escapar, sem contato com o mundo externo, sem comida ou água. A falta de luz os atormenta à beira da insanidade. Com a esperança desaparecendo rapidamente, os amigos são forçados a tomarem decisões das quais nunca acharam que seriam capazes.

"De Salto Alto", de Pedro Almodóvar
Rebeca, uma repórter de televisão, não vê a mãe, a famosa cantora Becky del Páramo, desde criança. Quando Becky volta da Espanha, Rebeca tem esperanças das duas se aproximarem. Mas existe muita tensão entre elas já que Manuel, o marido de Rebeca, é um dos ex-amantes de Becky. Quando Manuel decide se divorciar da esposa e voltar com Becky, ele é misteriosamente assassinado. Rebeca confessa ter cometido o crime na TV ao vivo e insiste que é culpada, mas o juiz que cuida do caso suspeita que algo está errado.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais