Mostra de Cinema: veja os destaques do evento nesta terça

Em cartaz até o próximo dia 29, a 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo vai exibir 330 filmes em São Paulo. Entre os filmes que estão em cartaz nesta terça-feira (21) destacam-se o brasileiro "Brincante" e o israelense "Motivação Zero".


Confira os destaques desta terça-feira (21):

"Brincante", de Walter Carvalho
O filme é um lírico olhar sobre o universo de Antônio Nóbrega. Põe em cena o trabalho de uma vida, que se caracteriza pela consistente leitura da cultura popular, valorizando seu imaginário e universo simbólico, e atualizando-a dentro de uma compreensão contemporânea.

"O Outro Lado do Paraíso", de André Ristum
Brasil, anos 60. O olhar de um garoto de 12 anos, Nando, acompanha a trajetória de Antonio, um idealista sonhador. O desejo de ascensão social leva toda a família a se mudar para a recém-inaugurada cidade de Brasília, ainda em construção. Motivado pelos movimentos políticos da época e pelas reformas prometidas pelo presidente João Goulart, Antonio se aproxima do ativismo político e da luta dos trabalhadores. Em abril de 64, da noite para o dia, os sonhos se transformam em pesadelos.

"Motivação Zero", de Talya Lavie
Zohar e Daffi são melhores amigas. Elas trabalham no escritório de administração de uma base militar no sul de Israel. Passam o tempo todo juntas, compartilhando seus segredos, refeições, e a paixão por jogos de computador. Daffi odeia o lugar e faz de tudo para ser transferida para Tel Aviv. Mas Zohar não parece se importar tanto. Ela é apaixonada por um oficial, mas nunca teve coragem de se aproximar dele. Temendo ficar sozinha, sem a melhor amiga, Zohar tentará impedir Daffi de ir embora.

"Quando a Chuva Cai", de Noboru Nakamura
Tane dirige um pequeno hotel frequentado principalmente por casais. O pai de seus três filhos é casado com outra mulher e é um pouco distante da família. Apesar disso, todos se esforçam em aparentar uma ideia de respeitabilidade. Matsuko, a filha mais velha, fica noiva de seu colega de trabalho, Kazuo. Mas quando a verdadeira estrutura da família é revelada, ele cede à pressão de sua mãe e rompe o relacionamento. Matsuko então se muda para Kobe, onde encontra trabalho em uma boate. Dois anos depois, Kazuo é procurado pela polícia por causa de um escândalo de corrupção em sua empresa. Ele então volta a procurar Matsuko e se esconde em seu apartamento.

"Jamie Marks Está Morto", de Carter Smith
Em uma cidade pequena e fria, o corpo do adolescente Jamie Marks é encontrado perto do rio. Adam, estrela do time de cross-country do colégio, desenvolve uma obsessão por Jamie, um garoto com quem ninguém falava, a não ser para fazer bullying de vez em quando. Quando o fantasma de Jamie começa a visitar Adam e Gracie, a colega que descobriu o corpo, Adam fica preso entre dois mundos. Ele começa um romance com Gracie, mas também sente uma ligação profunda com Jamie, que lhe o aproxima do mundo dos mortos.

"Snow in Paradise", de Andrew Hume
Dave é um criminoso que vive num mundo de drogas e violência no East End, em Londres. Quando suas ações acabam levando à morte de Tariq, seu melhor amigo, ele é tomado pela vergonha e pela culpa, sentimentos até então desconhecidos. Com a descoberta do Islã, Dave reencontra a paz. Mas sua antiga vida volta para pôr à prova sua nova fé.

"A Ilha dos Milharais", de George Ovashvili
O Rio Enguri forma a fronteira entre a Geórgia e a República separatista da Abecásia. A tensão entre as duas nações se mantém desde a guerra de 1992 e 1993. Toda primavera, o rio leva o solo fértil do Cáucaso até as planícies da Abecásia e do noroeste da Geórgia, criando pequenas ilhas, pequenas terras de ninguém. Um velho agricultor constrói uma cabana para ele e sua neta adolescente numa dessas ilhas. Ele ara a terra e juntos semeiam o milho. Assim como sua neta adolescente se transforma em uma mulher e assim como o milho amadurece, o velho agricultor se depara com o inescapável ciclo da vida.

"Jack", de Edward Berger
Jack tem apenas dez anos de idade e é responsável por cuidar de si e de seu irmão Manuel. Sua mãe trabalha durante o dia e muitas vezes sai à noite. Um dia, Manuel se queima com água quente durante o banho, e Jack é responsabilizado pelo acidente. Isso é motivo suficiente para o serviço social colocá-lo num outro lar, onde ele logo se mete em problemas. Jack volta pra casa, mas se depara mais uma vez com a ausência da mãe, o que faz ele e Manuel percorrerem a cidade à sua procura.

"A Despedida", de Marcelo Galvão
Almirante é um homem de 92 anos de idade que decide se despedir de tudo o que é mais importante em sua vida e viver a última noite de amor com Fátima, a amante 55 anos mais nova. Sua vida já deu sinais claros de que está chegando ao fim, o que torna a experiência densa, profunda e urgente.

"Profecia - A África de Pasolini", de Gianni Borgna e Enrico Menduni
Um documentário-ensaio que reúne as ideias e previsões políticas do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975). Citando a influência da cultura do continente nos subúrbios ao redor de Roma, suas ideias ainda são relevantes para Europa de hoje, uma vez que Pasolini acreditava que os dois continentes iam ser cada vez mais unidos.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais