Filme traz Democracia Corintiana com entrevistas com Sócrates, Lula e FHC

O filme "Democracia em Preto e Branco", dirigido por Pedro Asbeg, retrata como o movimento "Democracia Corintiana" —criado no início da década de 1980 e capitaneado pelos jogadores Sócrates, Casagrande e Wladimir—, esteve ligado ao nascimento das bandas de rock brasileiras e à campanha das Diretas Já. O filme tem pré-estreia neste sábado (18) e domingo (19).

Na década de 1980, enquanto estudantes, artistas e intelectuais participavam das campanhas pelo fim da ditadura militar, os jogadores do time paulista Corinthians contestavam a estrutura autoritária do clube.


Entre eles estavam Sócrates, Casagrande e Wladimir. O trio achou que havia possibilidade de mudança com a entrada do sociólogo Adilson Monteiro Alves, novo diretor que chegou ao clube oferecendo aos jogadores um modelo de gestão democrática.

Com o passar do tempo, o movimento ganhou contornos maiores, mais ambiciosos e políticos. Tinha uma torcida inteira nas mãos. Com a aproximação das primeiras eleições para governador desde o golpe, o clube entrou em campo com "dia 15 vote" estampado nas camisas.

Com locução de Rita Lee, o longa conta com entrevistas com os protagonistas da "Democracia", entre elas uma das últimas feitas com Sócrates, além de personalidades, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula. Também dão depoimentos Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgard Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos.

Informe-se sobre o filme


ASSISTA AO TRAILER DE "DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO":


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais