CIA financia tráfico de drogas em drama sobre jornalismo com Jeremy Renner

O sonho de muitos jornalistas é ter em mãos uma matéria que possa derrubar presidentes ou mudar o mundo. O repórter Gary Webb, protagonista do drama "O Mensageiro", conseguiu essa proeza, mas precisa decidir o que fazer com ela.

Baseado numa história real, o filme, estreia desta quinta (11), tem Jeremy Renner ("O Legado Bourne" e "Trapaça") como o repórter do San Jose Mercury News, pequeno jornal da costa oeste dos EUA.

Ele recebe a dica de uma sedutora fonte —Paz Vega ("Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho")— sobre um traficante latino estar metido em uma grande história. Quando passa a acompanhar esta questão, Webb descobre que a CIA (a Agência de Inteligência dos EUA) está envolvida no tráfico de drogas.

Grandes quantidades de entorpecentes são transportadas da Nicarágua para o EUA, enquanto armas fazem o caminho reverso, a fim de abastecer o grupo revolucionário Contra.


O jornalista chega a viajar ao país da América Central para falar com Norwin Meneses —Andy Garcia ("Treze Homens e um Novo Segredo")—, um importante traficante local, na prisão. Lá, entre tacadas de golfe, o criminoso alerta Webb sobre a decisão mais importante que deve tomar na vida: se publica ou não a história toda.

Enquanto Webb apura as informações, precisa convencer seus editores —Oliver Platt ("Operação Zodíaco") e Mary Elizabeth Winstead ("O Maravilhoso Agora")— de que a reportagem é importante.

O repórter também tem a difícil missão de manter a harmonia familiar, com a mulher —Rosemarie DeWitt ("Homens, Mulheres e Filhos" )— e o filho mais velho —Lucas Hedges ("O Grande Hotel Budapeste").

Assim que consegue publicar a matéria, que relaciona a CIA à epidemia de crack que assolou os EUA nos anos 1990, Webb passa a sofrer uma campanha governamental de difamação, que afirma que a apuração jornalística foi falha.

ABAIXO, ASSISTA AO TRAILER DE "O MENSAGEIRO":


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais