Histórias reais inspiram cinebiografias que estão em cartaz; veja a lista

Tramas baseadas em fatos e histórias de pessoas interessantes —como a do ex-oficial britânico Eric Lomax, retratado em "Uma Longa Viagem", ou a trajetória do cantor Tim Maia— servem de inspiração para filmes desde que o cinema é cinema.

Abaixo, o "Guia" selecionou sete cinebiografias em cartaz para você conhecer melhor. Escolha uma e boa sessão!



UMA LONGA VIAGEM
Baseado na autobiografia homônima de Eric Lomax, o longa conta a história de vida de seu autor (interpretado por Colin Firth), um ex-oficial britânico que foi torturado durante a Segunda Guerra Mundial.

Informe-se sobre o filme

O MENSAGEIRO
O drama narra a trajetória do repórter investigativo Gary Webb (na pele do ator Jeremy Renner), conhecido por ter descoberto o envolvimento da CIA com traficantes nicaraguenses.

Informe-se sobre o filme

O SENHOR DO LABIRINTO
Protagonizada por Flávio Bauraqui, a obra nacional retrata Arthur Bispo do Rosário, artista plástico sergipano que viveu durante cerca de 50 anos em instituições psiquiátricas.

Informe-se sobre o filme

SAINT LAURENT
A produção mostra Yves Saint Laurent (1936-2008) entre 1967 e 1976, quando o estilista francês estava no auge da carreira, e retrata, ainda, algumas paixões de sua vida, como Jacques de Bascher e Pierre Bergé.

Informe-se sobre o filme

IRMÃ DULCE
A cinebiografia revela a trajetória de Irmã Dulce (1914-1992), conhecida como o "anjo bom da Bahia", indicada ao Nobel da Paz e beatificada pelo Vaticano em 2011. O filme mostra, entre outros fatos, como a religiosa lutou contra a miséria e o machismo.

Informe-se sobre o filme

TRINTA
Conta a história do maranhense Joãosinho Trinta (1933-2011) desde o início da carreira como bailarino no Rio de Janeiro até se transformar em um dos mais prestigiados carnavalescos do país.

Informe-se sobre o filme

TIM MAIA
Esta obra narra a trajetória de Tim Maia (1942-1998), um dos ícones da MPB. O longa segue o artista desde a infância, passa pela adolescência, quando conviveu com Roberto e Erasmo, e mostra como ele introduziu o soul no repertório nacional e entrou para a história do país.

Informe-se sobre o filme

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais