Protagonista odioso revela crítica social em longa vencedor de Cannes

Inspirado pelos trabalhos de Anton Tchékhov, Leon Tolstói, Fiódor Dostoiévski e Voltaire, o novo longa do cineasta Nuri Bilge Ceylan (o mesmo de "Era Uma Vez na Anatólia"), "Winter Sleep", entra em cartaz após receber prêmios no mundo inteiro, entre eles a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2014.

A figura central desta produção é Aydin (Haluk Bilginer), um ex-ator, escritor, colunista de jornal e proprietário de terras que administra um pequeno hotel em Anatólia (Turquia) ao lado de Nihal (Melisa Sözen), sua jovem mulher, e de Necla (Demet Akbag), sua irmã que acaba de se divorciar. Apesar de se considerar um intelectual e benfeitor, ele é, na verdade, uma espécie de rei da região.


As mais de três horas do longa se desenvolvem a partir da travessura de um garoto, que joga uma pedra no carro de Aydin, quebrando a janela. Como logo se revela, a família do garoto é pobre e deve aluguéis para o senhorio, que é, justamente, Aydin.

À medida em que o personagem vai revelando seu desdenho pelos que o cercam, inclusive pela mulher e pela irmã, a paisagem vai se tornando mais fria e inóspita. O diálogo, nem um pouco raso, conduz grande parte das ações e delineia as relações de poder que protagonizam o longa.

Informe-se sobre o longa

ABAIXO, VEJA O TRAILER DO FILME:


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais