Anima Mundi 2015 reúne 450 filmes; conheça dez destaques do festival

O Anima Mundi, festival dedicado às animações, exibe, a partir desta sexta (17), 450 filmes —entre curtas, médias e longas-metragens— realizados por 40 países.

Com ingressos a R$ 12, o evento ocorre no Caixa Belas Artes e na Cinemateca Brasileira até a próxima quarta (22).

Para ajudá-lo a curtir a mostra, o "Guia" selecionou dez obras imperdíveis da programação.



SEXTA (17)

O Pequeno Príncipe
Adaptação do livro homônimo de Antoine de Saint-Exupéry, este longa tem direção de Mark Osborne ("Kung Fu Panda"). Na trama, uma garotinha, cuja vida é cheia de regras, é apresentada a um mundo mágico por seu excêntrico vizinho, o Aviador. Ele conhecera tal universo quando mais novo, conduzido pelo Pequeno Príncipe.

20h - Cinemateca Brasileira - área externa.


SÁBADO (18)

Aria para uma Vaca
Em sete minutos, conhecemos a história de Aria, uma diva bovina que quer ser respeitada não apenas por seus laticínios.

18h - Cinemateca Brasileira. Também na segunda (20), 18h30, no Caixa Belas Artes.


A Canção do Oceano
No longa de Tomm Moore ("Uma Viagem ao Mundo das Fábulas") que concorreu ao Oscar de melhor animação neste ano, a pequena Saoirse tem o poder de se transformar em foca. A menina, então, escapa da casa de sua avó e embarca em uma aventura pelo mar a fim de salvar outros seres mágicos como ela. O filme europeu é coproduzido por Irlanda, Dinamarca, Bélgica, Luxemburgo e França.

20h - Cinemateca Brasileira.


Ernie Biscuit
Dirigido pelo australiano Adam Elliot —conhecido pelo doce "Mary e Max - Uma Amizade Diferente" (2009)—, este curta-metragem em preto e branco feito em stop-motion segue, por 21 minutos, o personagem que intitula a produção. Ele é um taxidermista parisiense surdo que se apaixona por uma jovem cega. Assim, os dois mostram as dificuldades de quem tem necessidades especiais.

20h - Caixa Belas Artes. Também na terça (21), 18h, na Cinemateca Brasileira.

Pos Eso
A obra espanhola, um longa que mistura comédia e terror, apresenta Trini, uma dançarina de flamenco mundialmente famosa que está em depressão e, por isso, abandonou os palcos. Paralelamente, Damian, seu filho de oito anos, está possuído por um demônio que o faz praticar os delitos mais sangrentos e cruéis.

22h30 - Cinemateca Brasileira.


A Single Life
Indicado ao Oscar 2015 de melhor curta de animação, o filme mostra Pia. Ao colocar um disco para tocar em sua vitrola, a moça, misteriosamente, viaja por toda a sua vida.

18h30 - Caixa Belas Artes. Também na terça (21), 17h, na Cinemateca Brasileira.


DOMINGO (19)

El Ladrón de Caras
No curta, uma mulher é atacada por um inimigo. Após o ocorrido, o detetive Paul F. Gimbal inicia uma investigação para vencer esse perigoso vilão.

22h30 - Cinemateca Brasileira. Também na segunda (20), 20h, no Caixa Belas Artes.


Nautilus - A Primeira Aventura de Colombo
O longa brasileiro é ambientado em 1463. Nele, Cris, hoje conhecido como Cristóvão Colombo, envolve-se em uma missão para salvar o pai da falência. Ele conta com a ajuda de Leo (Leonardo da Vinci) e Lisa (Mona Lisa) para desvendar mistérios, enfrentar piratas e lutar contra o temido monstro Nautilus.

20h - Cinemateca Brasileira.


Shaun, o Carneiro
Baseado na série de TV britânica de mesmo nome, este longa familiar é centrado em Shaun, um carneirinho inteligente que decide tirar um dia de folga para conhecer a cidade grande. Mas, claro, problemas acontecem e ele tem de guiar todo o rebanho em segurança de volta à fazenda.

18h - Cinemateca Brasileira.


SEGUNDA (20)

Pedras nos Meus Bolsos
Coprodução entre Estados Unidos e Letônia, a autoproclamada comédia sobre depressão conta a história de cinco mulheres de uma família em busca de sanidade. Surreal e criativo, o longa aborda temas como sexo, divórcio e política.

18h30 - Cinemateca Brasileira.


Caixa Belas Artes - R. da Consolação, 2.423, Cerqueira César, tel. 2894-5781.

Cinemateca Brasileira - Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 3512-6111 r. 215.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais