Festival exibe 26 filmes de aventura e esportes radicais em parque de SP

Neste fim de semana (15 e 16), o parque Villa-Lobos sedia a quinta edição do festival de cinema Rocky Spirit, que traz mais de 20 documentários de aventura e esportes radicais em exibições ao ar livre, das 17h30 às 22h, com entrada grátis.

Os destaques são os americanos "Sufferfest 2", "The Fisherman's Son" e "Above the Alley, Beneath the Sky", e os nacionais "Whiteout", "Em Busca de Todas as Manhãs do Mundo" e "Espírito Livre".

Além dos filmes, o evento conta também com show de abertura da banda Suricato e um bate-papo com os diretores Lawrence Wahba e Rafael Duarte, dos filmes "Em Busca de Todas as Manhãs do Mundo" e "Whiteout".

Confira a programação completa do festival:



SÁBADO (15/8)

17h30: Show de abertura com a banda Suricato

A partir das 19h:

"Saturday 6:27am"
O curta exibe as criações do australiano Josh Rufford, que se utiliza de animações para retratar o surfe.

"The Thousand Year Journey"
Jedidiah Jenkins e o cinegrafista Kanny Laubbacher partem em uma jornada sobre bicicletas do Oregon (EUA) à Patagônia, registrando todo o percurso.

"Making Waves"
O filme conta a história de Oumaima Erhali, uma surfista muçulmana de 17 anos decidida a quebrar tabus e praticar o esporte que ama.

"Trail Hunter"
O mountain biker Matt Hunter viaja o mundo em busca de aventuras, trilhas e novos desafios. Esse objetivo o leva ao Japão, país com um potencial para o esporte pouco conhecido.


"Sufferfest 2"
Os escaladores Cedar Wright e Alex Honnold têm a ambição de conquistar 45 picos espalhados pelos desertos dos Estados Unidos em duas semanas, utilizando apenas suas bicicletas como meio de transporte.

"Em Busca de Todas as Manhãs do Mundo" + bate-papo com o diretor Lawrence Wahba (após a exibição)
O filme apresenta os bastidores de grandes produções sobre natureza e meio ambiente, como a missão de Lawrence Wahba e sua equipe: filmar o amanhecer em cinco lugares do mundo.

A partir das 21h:

"Marcelinho - Lugar BMX"
O jovem paranaense Marcelo de Vries mostra suas habilidades ao praticar suas modalidades prediletas de BMX: o dirt jump e o street park.

"Denali"
O curta retrata a forte ligação e relação de companheirismo e amizade entre cães e seus donos.

"The Fisherman's Son"
A vida e trajetória de Ramon Navarro, surfista que nasceu em uma família de pescadores e encontrou sua paixão nas ondas, embasa a narrativa do filme.

"View From a Pedal Buggy"
Diversas histórias sobre os triciclos pedaláveis fabricados por Gregory Allen são retratadas no curta.

"Rinpoche Speaks"
O filme fala sobre a destruição dos beyuls, locais sagrados no Everest, decorrente da sua exploração e da presença frequente de pessoas.

"55 Hours in Mexico"
Quatro amigos aventureiros lançam-se em uma expedição no vulcão mais alto da América do Norte, o Orizaba, e registram as suas experiências.

"Rocky Man"
"Rocky Man" é o tema do documentário: um desafio multiesportivo que reúne atletas de todo o mundo para enfrentar percursos e vencer a competição.


DOMINGO (16/8)

17h30: Show de abertura com a banda Suricato

A partir das 19h:

"Sun Dog"
Fidelidade, amor e esqui são os temas centrais do filme, que tem como protagonistas o esquiador Santiago Guzman e sua fiel companheira Conga.


"Burn it Down"
O curta mostra o californiano James Kelly enquanto desce a quase 100 km/h uma montanha, arriscando-se em cada curva sobre as rodas de seu skate.


"Taxco Urban Downhill"
No filme, o neozelandês Kelly McGarry pedala sua bike por becos de paralelepípedos e outros locais na Taxco Urban DH, uma competição de anual de downhill.


"Beat Down"
Com quatro minutos de duração, o curta conta a aventura de Anson Fogel e sua equipe no deserto de Moab, em Utah (EUA).


"Espírito Livre"
O capixaba Caio "Afeto" Salomão, um dos maiores praticantes de highline (vertente do slackline feita em grandes alturas) no Brasil, é a grande estrela do documentário.

"Ruapehu"
O filme retrata as aventuras dos atletas Josh Daiek, Chris Rubens e Mike Douglas pelas três montanhas vulcânicas do norte da Nova Zelândia: Ruapehu, Ngauruhoe e Tongariro.

"Whiteout" + bate-papo com o diretor Rafael Duarte (após a exibição)
O jornalista e alpinista Rafael Duarte conta as aventuras e desafios de sua jornada rumo ao topo do Mont Blanc, na França.

A partir das 21h:

"Out of the Black and Into the Blue"
O documentário, que venceu o prêmio de curta-metragem no London Film/Surf Festival 2014, exibe surfistas de vários países enfrentando as ondas da Europa.

"Dark Woods"
Em uma floresta de South Wales, no Reino Unido, os ciclistas Drew Benzanson e Morgan Wade construíram rampas e obstáculos ideais para manobras.


"Above the Alley, Beneath the Sky"
O filme conta as aventuras de garotos da Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, que começam a escalar sob as orientações dos atletas norte-americanos Asa Firestone e Andrew Lenz.


"River of Eden"
Pete McBride fala sobre a importância da preservação do rio Navua, em Fiji, também conhecido como Rio do Éden ou Grand Canyon Tropical.

"The Coast"
O filme traz uma reflexão sobre a história de superação do atleta Hayden Peters, que encontrou forças no oceano.

"Force"
Com imagens captadas por 17 escaladores, o filme conta a jornada de Mikey Schaefer para alcançar os sete cumes do Fitz Roy, na Patagônia.

Parque Villa-Lobos - av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros. Tel.: 2683-6302. Sáb.(15) e dom.(16): 17h30 às 22h. Livre. Entrada gratuita.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais