Animação brasileira 'Mobios' estreia no Festival de Curtas

O "Guia" conversou com Carlos Eduardo Nogueira, diretor e produtor de "Mobios", uma das animações brasileiras que devem estrear no 26º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo nesta semana —com mais outras 50 produções da categoria "Programas Brasileiros".

O filme será exibido em duas sessões: nesta terça (25), às 19h30, no CineSESC; e na quarta (26), às 17h, no Museu da Imagem e do Som.

Nogueira já foi premiado por montagens como "Yansan" e "Desirella" e fala da importância cada vez maior que a produção em 3D tem ganhado no mundo da animação. Confira a entrevista:

ASSISTA AO TRAILER DE "MOBIOS"


"Guia" - Como foi o processo de produção do curta?
Carlos Eduardo Nogueira - O filme foi feito sem dinheiro, mas com algum tempo livre. Tentei chegar a um ponto onde o look fosse ao mesmo tempo estilizado e bonito, mas não extremamente custoso de produzir.

"Mobios" tem um ar futurista e aborda a questão da mobilidade [tema desta edição do Festival]. O que pode ser adiantado sobre ele?
De fato, ele tangencia o tema da mobilidade, mas talvez seja mais sobre uma relação danosa e mortífera com os carros. De alguma maneira, um dos personagens do filme se torna um carro. No contexto, é um tipo de transcendência.

A sinopse traz apenas a frase em latim: "scrotum machina ad aeternum" ["máquina escrota para sempre", em tradução livre]. Por que essa descrição minimalista?
Ah, aí tem spoiler! Não sei como responder sem fazê-lo. (risos)

Como está a produção brasileira de animações?
A animação nacional está bombando. Estamos em festivais pelo mundo, conquistando repetidamente prêmios em círculos de excelência. Na TV e no cinema não param de aparecer títulos novos e interessantes. É um cenário que não visualizávamos nos anos 1990, quando a galera da minha geração começou a mexer com animação. A publicidade ainda é forte, mas, cada vez mais, o conteúdo é uma opção para os artistas.

Como professor, você sente um interesse maior pelo 3D vindo da geração mais nova?
O 3D é uma das mais recentes e difundidas ferramentas para produzir imagens. Nesse sentido, marca época, estilo, pensamento, da mesma maneira em que outras ferramentas quando apareceram. Os alunos já possuem essa percepção: ela é algo que faz parte integrante do vocabulário visual deles.

CineSESC. Rua Augusta, 2075, Cerqueira César. Terça (25/08), 19h30. Entrada gratuita. Todas as idades.

MIS. Av. Europa, 158, Jardim Europa. Quarta (26/08), 17h. Entrada gratuita. Todas as idades.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais