Indie Festival exibe filmes de diretores premiados e independentes

Desde 2001, o Indie Festival traz para o país algumas dezenas de importantes filmes produzidos mundo afora. A mostra é, muitas vezes, uma das poucas oportunidades para assistir a essas produções, que levam o status de independentes e raramente entram no circuito comercial brasileiro.

Neste ano, o festival, que começa na quarta (16) e vai até 30/9, vai exibir no CineSesc 45 filmes de 20 países. Integram a programação longas de diretores renomados como "Cemitério do Esplendor", de Apichatpong Weerasethakul, o romeno "O Tesouro", de Corneliu Porumboiu, e "Eu Sou Ingrid Bergman", de Stig Bjorkman, lançado no ano do centenário do nascimento da atriz.

As retrospectivas trazem dois cineastas nascidos na antiga União Soviética —Kira Muratova e Sharunas Bartas. Muratova, nascida na Moldávia (região anterior da Romênia), estará presente com 11 filmes. O premiado diretor lituano Sharunas Bartas apresenta oito longas, entre eles "Paz para Nós em Nossos Sonhos", lançado no Festival de Cannes.

CineSesc - r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, centro. Tel.: 3087-0500. Ingr.: R$ 3,50 a R$ 12.



VEJA A PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA SEMANA DA MOSTRA:

QUARTA (16) - Abertura
20h30: "Paz para Nós em Nossos Sonhos"
Homem tenta se reconectar com o mundo. Ele sai da cidade e vai morar em uma casa de campo com sua mulher —uma violinista que está em conflito com seu talento musical— e com a filha. No local, a família pondera sobre a existência humana.


QUINTA (17)

15h: "Sete Irmãos Chineses"
Larry (Jason Schwartzman) é um jovem apático que acaba de ser demitido. Sua avó é a única parente viva e mora em uma clínica para idosos. O cuidador dela é o melhor amigo de Larry —além do cachorro Arrow. Para impressionar uma garota, o jovem tenta conseguir um emprego em uma oficina de carros, na qual ela é gerente.

16h30: "Chuva de Primavera"
Um romance surge entre dois jovens operários que se conhecem em um trem. Juntos, eles partem em uma jornada de descoberta da sua cidade. Também será exibido "Breves Encontros".

19h: "Na Memória de um Dia que Se Foi"
Retrato de um cidade durante o inverno: o rio, o domingo, a igreja, a natureza, o vai e vem das pessoas. Esse olhar se aproxima de alguns personagens curiosos, de profissões quase extintas, como o vendedor de marionetes e um velho senhor músico que toca melodias inteiras com os sinos da igreja. Também será exibido "Três Dias".

21h30: "La La La At Rock Bottom"
Shigeo sofre um espancamento após ser libertado da prisão e perde a memória. Ele é acolhido por Kasumi, uma jovem apaixonada por música, que descobre por acaso que o desmemoriado Shigeo é um cantor incrível. Ela vê nele uma chance de fazer sucesso e o apresenta para a banda que agencia.


SEXTA (18)

15h: "40 Dias em Silêncio"
Na casa de sua avó Khanjarmomo, em uma vila rural no Uzbequistão, Bibicha fez um voto de silêncio que deve durar 40 dias. A avó desconfia dos motivos do silêncio de Bibicha.

17h: "O Longo Adeus"
A divorciada Yevgeniya permite que seu filho adolescente Sasha visite o pai na Sibéria. Quando retorna, o garoto está decidido a morar com o pai definitivamente. Yevgeniya busca reanimar o coração com um pretendente enquanto Sasha prepara furtivamente a sua viagem.

19h: "O Corredor"
O corredor entrelaça personagens ao observar silenciosamente suas narrativas na cidade de Vilnius, na Lituânia, após a independência do país. Em preto e branco, constrói um retrato soturno com o clima incerto e angustiante dos moradores pobres de um conjunto habitacional.

21h30: "Tangerina"
Sin-DeeRella, transexual e prostituta, retorna da prisão e descobre, através da melhor amiga Alexandra, e também trans, que está sendo traída pelo namorado e agenciador Chester. Sin-Dee parte então em busca de Chester e sua amante, a cisgênero Dinah.


SÁBADO (19)

15h: "Pai e Filhos"
A vida diária de um pai, trabalhador de uma pedreira no interior chinês, e seus dois filhos, confinados no espaço mínimo em que residem —uma cabana com apenas uma cama. Com a ausência do pai, que sempre está trabalhando, os garotos passam o dia vendo TV e jogando no telefone celular.

17h: "Conhecendo o Grande e Vasto Mundo"
Um grupo de excêntricos se junta para construir uma fábrica de tratores em um canteiro de obras rural. Dentre a equipe se destaca Lyuba, uma oradora nata que quer se casar e pretende escolher entre o endiabrado Kolya e o tímido e quieto Misha.

19h: "Sete Homens Invisíveis"
Em um carro roubado, um bando de criminosos e perdedores se juntam em uma jornada pelas estradas da Crimeia. O grupo encerra sua jornada na fazenda de um dos membros. Lá, a tensão aumenta a cada instante, alimentada pelo álcool e pelo tédio.

21h30: "Eu Sou Ingrid Bergman"
O documentário retrata a vida de uma das mais premiadas atrizes da história do cinema, Ingrid Bergman. O longa apresenta material inédito como entrevistas, cartas, diários e imagens realizadas por Ingrid durante toda a sua vida.


DOMINGO (20)

15h: "Até que Eu Perca o Fôlego"
A jovem Serap leva uma vida de muito trabalho e solidão, morando com a irmã e o cunhado. Ela trabalha em uma confecção têxtil esperando o momento em que o seu pai, um motorista de caminhão, cumprirá a promessa de alugar um apartamento para que eles vivam juntos.

17h: "Paz para Nós em Nossos Sonhos"

19h30: "Hill of Freedom"
Mori, um professor de japonês, viaja a Seul (Coreia do Sul) para tentar encontrar Kwon, uma mulher por quem se apaixonou há muito tempo atrás. Esperando encontrá-la, Mori se hospeda na pousada de Gu-ok, uma velha senhora, e passa seu tempo no café Hill of Freedom, comandado pela adorável proprietária Youngsun.

21h: "Cemitério do Esplendor"
Soldados com uma misteriosa doença do sono são transferidos para um hospital provisório instalado em uma antiga escola abandonada. Jenjira torna-se voluntária para tratar de Itt, um belo militar que nunca recebe visitas. No hospital, ela faz amizade com a médium Keng que usa seus poderes para ajudar os parentes a se comunicarem com os homens adormecidos.


SEGUNDA (21)

15h: "Para Sempre no Espaço"
Audrey é uma jovem de 20 e poucos anos, crítica de cinema. Vivendo o sonho de morar em Nova York, em um período de crise financeira e cultural, constrói sua trajetória nessa paisagem, conhecendo pessoas e formando um grupo de amigos que procuram encontrar seu lugar tendo que lidar com a desilusão da vida adulta.

17h30: "Mudança de Destino"
Maria é uma mãe que aguarda em uma cela ser julgada pela morte do amante. Ela alega a seu advogado que matou o homem em legítima defesa, enquanto seu marido procura desesperadamente por uma carta escrita por ela que sugere premeditação.

19h30: "Alguns de Nós"
Misteriosamente, uma bela mulher chega de helicóptero a um vilarejo remoto da Sibéria, onde vive a tribo nômade dos Tofalar. Os hábitos deste povo que está em extinção, e sua adaptação e inserção no mundo contemporâneo são revelados no filme.

21h30: "Contando"
Dividido em 15 curtos capítulos, o filme é uma homenagem do diretor Jem Cohen ao mestre do cinema francês, Chris Marker (1921-2012). O longa registra a vida em diferentes cidades do mundo, como Nova York, Moscou, Istambul e Porto, capturando pessoas, momentos, paisagens e animais.


TERÇA (22)

15h: "Paisagem com Várias Luas"
Homem vive uma vida aparentemente comum com a sua mulher e com seu filhos, até que o casamento começa a se desfazer. O casal insiste em viver uma vida de aparências, mas o desejo reprimido e as lembranças de relacionamentos do passado afetam o frágil marido.

17h: "Liberdade"
Repleto de refugiados, traficantes de drogas e passageiros comuns, navio é atacado pela guarda costeira de um país desconhecido. Apenas três passageiros sobrevivem. Eles conseguem fugir do ataque e, após uma pequena deriva, encontram uma praia da costa norte da África. O trio não compartilha uma língua para se comunicar.

19h: "O Paraíso"
Enquanto tenta retomar o encantamento e a inocência que três depressões tiraram do diretor Alain Cavalier, ele busca também entender o divino e o mitológico, contando a história de Ulisses, Jó, Jesus e Isaac.

20h30: "Síndrome Astênica"
Após a morte do marido, doutora reage com demonstrações de luto cada vez mais violentas e agressivas. Sua história se conecta com a de Nikolai, um professor de inglês, escritor frustrado e narcoléptico que não consegue parar de cair no sono em público. Eles dividem a condição do título, de agir de maneira compulsiva, trazida pela melancolia e pela exaustão nervosa.


QUARTA (23)

15h: "Três Dias"
Dois jovens lituanos viajam para a cinzenta, industrial e decadente cidade portuária russa de Kaliningrad. Com seus prédios destruídos, o cais vazio, a catedral abandonada, a estação de trem e os quartos de um hotel
decadente, este local é o cenário de um encontro entre um homem e uma mulher. Durante três dias, eles vagam atrás de um lugar para ficar.

17h: "Três Histórias"
Antologia de três curtas, com roteiros de três diferentes roteiristas, é unida pelos temas da vingança, assassinato e fantasia.

19h30: "Na Ventania"
Uma estudante de filosofia vive com o marido e a filha na Estônia, em uma bela casa no campo. Durante a Segunda Guerra Mundial, o país é invadido por Stalin e a mulher e a filha são enviadas para uma fazenda de trabalhos forçados, na qual vivem com um pedaço de pão por dia. A estudante tenta se comunicar com o marido, enviado a uma prisão.

21h30: "Necktie Youth"
Dois jovens ricos sul-africanos abraçam o hedonismo após o suicídio de uma antiga colega de classe, que transmitiu online o momento em que se enforcou em uma árvore.


QUINTA, DIA 24

15h: "O Corredor"
O corredor entrelaça personagens ao observar silenciosamente suas narrativas na cidade de Vilnius, na Lituânia, após a independência do país. Em preto e branco, constrói um retrato soturno com o clima incerto e angustiante dos moradores pobres de um conjunto habitacional.

17h: "Eterno Retorno"
Salas de apartamentos são retratadas com profundidade. Por meio delas, as mesmas três cenas são encenadas, repetidamente, com um par diferente de atores encenando o drama.


SEXTA, DIA 25

15h: "A Ilha do Milharal"
Um camponês e sua neta cuidam de uma plantação de milho em uma ilha no curso do rio Inguri, divisa entre Geórgia e Abkhazia, países que estão em conflito. As ilhas da região surgem e desaparecem com a força da água e do vento. A passagem do tempo, que desgasta e constrói as ilhas, marca o amadurecimento da jovem e a obstinação do velho camponês.

17h: " Conhecendo o Grande e Vasto Mundo"
Um grupo de excêntricos se junta para construir uma fábrica de tratores em um canteiro de obras rural. Dentre a equipe se destaca Lyuba, uma oradora nata que quer se casar e pretende escolher entre o endiabrado Kolya e o tímido e quieto Misha.

19h: "O Nativo da Eurásia"
Homem que nunca conheceu nada além do mundo do crime tem no contrabando de drogas seu ofício. Traições o forçam a abandonar a França, cruzando a europa até Moscou e passando por diversos países do continente acompanhado de sua ex-namorada, uma prostituta.

21h30: "É Isso!"
Samao quer abandonar a vida no mundo do crime assim que possível, mas as circunstâncias continuam a prendê-lo. Para mudar, Samao precisa de dinheiro e tenta obtê-lo roubando um cofre de moedas de ouro.


SÁBADO, DIA 26

15h: "O Longo Adeus"
A divorciada Yevgeniya permite que seu filho adolescente Sasha visite o pai na Sibéria. Quando retorna, o garoto está decidido a morar com o pai definitivamente. Yevgeniya busca reanimar o coração com um pretendente enquanto Sasha prepara furtivamente a sua viagem.

17h: "Poeta em Viagem de Negócios"
O documentário acompanha o jovem poeta Shu em sua viagem para a província de Xinjiang, localizada a 4.000 quilômetros de Beijing.

19h: " A Casa"
Uma mansão abandonada incita a memória e a fantasia. Uma carta confessional à mãe são as poucas palavras ditas que revelam algo sobre a inabilidade de comunicação. Há um filho, um herdeiro, que está a vagar na busca do sentido ao resgatar as inúmeras narrativas visuais que por ali foram vividas.

21h30: "O Cheiro da Gente"
O diretor Larry Clark acompanha momentos da vida de um grupo de seis jovens parisienses, seus encontros entre o Museu de Arte Moderna e o Palais de Tokyo e suas festas repletas de sexo, drogas e rock.


DOMINGO, DIA 27

15h: "O Nascimento do Saquê"
Um documentário sobre a produção de saquê em uma das únicas destilarias tradicionais e artesanais ainda em atividade no Japão.

19h30: "Liberdade"
Repleto de refugiados, traficantes de drogas e passageiros comuns, navio é atacado pela guarda costeira de um país desconhecido. Apenas três passageiros sobrevivem. Eles conseguem fugir do ataque e, após uma pequena deriva, encontram uma praia da costa norte da África. O trio não compartilha uma língua para se comunicar.

21:30: "O Tesouro"
Em Bucareste, Costi é um jovem pai de família. Um dia, o vizinho vai até a sua casa e lhe confidencia que tem certeza que há um tesouro enterrado no jardim da antiga casa dos seus avós.


SEGUNDA, DIA 28

15h: "Alguns de Nós"
Misteriosamente, uma bela mulher chega de helicóptero a um vilarejo remoto da Sibéria, onde vive a tribo nômade dos Tofalar. Os hábitos deste povoque está em extinção, e sua adaptação e inserção no mundo contemporâneo são revelados no filme.

17h: "Motores de Tchekhov"
Um patriarca e uma matriarca de uma família rural de fazendeiros discutem na mesa de jantar sobre o que o primogênito precisa para se sustentar na universidade.

19h30: "Ponto de Fuga"
Dois personagens cujas vidas estão em colisão: um jornalista desencantado e anestesiado perante a reconstrução de um crime; e o dono de um hotel que se sente isolado em sua própria família.

21h30: "A Vida de Jean-Marie"
Retrato da vida diária de um pastor protestante que atende as demandas espirituais de 25 vilarejos diferentes nos belos Pirineus, no interior francês.


TERÇA, DIA 29

15h: "Sete Homens Invisíveis"
Em um carro roubado, um bando de criminosos e perdedores se juntam em uma jornada pelas estradas da Crimeia. O grupo encerra sua jornada na fazenda de um dos membros. Lá, a tensão aumenta a cada instante, alimentada pelo álcool e pelo tédio.

17h30: "Dois Em Um"
Os membros de uma companhia de teatro descobrem que um deles se enforcou em pleno palco. Eles começam, apressados, a se preparar para a performance daquela noite sem retirar o seu cadáver.

20h: "O Movimento"
O filme revisita e reconstrói de maneira apocalíptica a história da Argentina. Em 1835, o caos reina no país e os pampas se tornam uma terra sem lei e sem líder, constantemente em guerra.

21h30: "Wasp"
Olivier e James são um casal em viagem romântica para o sul da França. A harmonia dos dois é quebrada quando uma amiga é convidada a se juntar ao casal na viagem, para curar uma decepção amorosa.


"QUARTA, DIA 30

15h: "A Casa"
Uma mansão abandonada incita a memória e a fantasia. Uma carta confessional à mãe são as poucas palavras ditas que revelam algo sobre a inabilidade de comunicação. Há um filho, um herdeiro, que está a vagar na busca do sentido ao resgatar as inúmeras narrativas visuais que por ali foram vividas.

17h30: "Chuva de Primavera"
Um romance surge entre dois jovens operários que se conhecem em um trem. Juntos, eles partem em uma jornada de descoberta da sua cidade. Também será exibido "Breves Encontros".

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais