Cinema nórdico se destaca na programação deste ano da Mostra

Confira abaixo uma seleção com filmes do norte europeu exibidos na 39ª Mostra Internacional de Cinema. Emotivos, eles tratam de temas como sexualidade, juventude e bullying:


Virgin Mountain

Escrito e dirigido por Dagur Kári (de "O Bom Coração", de 2009), o filme islandês leva o tema bullying para fora dos muros da escola e ambienta-o na fase adulta.

A trama retrata Fúsi (Gunnar Jónsson), um homem na casa dos 40 anos que mora com a mãe e o namorado dela. Apesar de precisar conviver com o relacionamento da matriarca, ele prefere mesmo ficar em casa, onde se diverte com jogos e brinquedos.

Tímido e sem amigos, Fúsi só deixa o lar para ir trabalhar em uma empresa de tratamento de lixo, na qual sofre constantes gozações e agressões dos colegas.

A rotina do protagonista começa a mudar quando duas mulheres entram em sua vida. A primeira é Hera, uma garotinha que é filha de seu vizinho. Porém, a amizade entre um homem e uma criança é vista com maus olhos pelo pai da menina.

Quando a mãe de Fúsi o obriga a frequentar uma aula de dança, ele conhece a segunda moça que altera seu cotidiano. Loira e bem-humorada, Sjöfn o cativa. Ele descobre, porém, que a mulher esconde tristezas e conflitos psicológicos.

O longa levou três prêmios no festival de Tribeca, incluindo melhor ator e roteiro.

ASSISTA AO TRAILER DE "VIRGIN MOUNTAIN" (EM INGLÊS)



Pardais

Sensível, o filme dinamarquês, roteirizado e dirigido por Rúnar Rúnarsson, trata das inevitáveis mudanças da adolescência.

Na trama, Ari, um jovem de 16 anos, precisa enfrentar uma grande novidade: quando a mãe se muda para a África, ele tem que ir morar com a avó e com o pai ausente, Gunnar, que vivem em uma pequena cidade no litoral da Dinamarca.

Ari morava ali quando pequeno, mas, ao voltar, descobre que seus colegas e sua escola mudaram. Entre eles sua melhor amiga de infância, Lára, que agora tem um namorado um tanto abusivo.

Enquanto precisa conviver com o pai bêbado, o garoto sente falta da sua vida antiga, inclusive de cantar no coral da igreja, que é seu grande talento. Mas, obrigado a aceitar sua nova rotina, ele tenta se encaixar na vida social da cidade —e, às vezes, mete os pés pelas mãos.

A produção arrebatou a concha dourada, principal prêmio do espanhol Festival de San Sebastián.

ASSISTA AO TRAILER DE "PARDAIS" (EM INGLÊS)



Girls Lost

Vindo da Suécia, o drama usa magia para tratar de bullying e de sexualidade.

Kim, Bella e Momo são três garotas que sofrem agressões dos meninos da escola.

Um dia, uma flor misteriosa aparece na estufa de Bella. As meninas descobrem que, se beberem seu suco, viram homens.

A mudança pesa mais para Kim, que começa a descobrir que se sente melhor em um corpo que não é naturalmente seu.

ASSISTA AO TRAILER DE "GIRLS LOST" (EM INGLÊS)



Vovó Está Dançando na Mesa

Com a justificativa de que o mundo é muito perigoso, garota mora com o pai em uma casa na floresta. Mas ele parece lhe oferecer mais perigo.

Para ter uma vida suportável, ela apela para a imaginação, para as origens da família e as histórias de sua avó. Esse universo paralelo é filmado em stop motion e seu tom lúdico contrasta com a atmosfera violenta daquela casa, cuja sensação de perigo é iminente. (Carlos Carvalho)

ASSISTA AO TRAILER DE "VOVÓ ESTÁ DANÇANDO NA MESA" (EM INGLÊS)



OUTROS FILMES NÓRDICOS

1001 Gramas, de Bent Hamer

Bridgend, de Jeppe Rønde

Flocking, de Beata Gårdeler

Men & Chicken, de Anders Thomas Jensen

Minha Irmã Magra, de Sanna Lenken

A Ovelha Negra, de Grímur Hákonarson

The Paradise Suite, de Joost van Ginkel, Óskar Jónasson e Toby

Pervert Park, de Frida e Lasse Barkfors

Rosita, de Frederikke Aspöck

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais