Premiados, filmes latinos aparecem em peso na Mostra Internacional de Cinema

A programação da 39ª Mostra Internacional de Cinema conta com mais de 20 filmes latino-americanos, muitos deles premiados em festivais pelo mundo. Veja alguns destaques abaixo:


A Terra e a Sombra

Um bom cineasta é capaz de produzir belas imagens mesmo de lugares cuja estética não remete em momento algum à beleza, bastando que saiba o que e como enquadrar com sua câmera, além de assegurar que a movimentação de seus atores e a composição dos elementos de cena favoreçam a narrativa que deseja desenvolver. Não à toa, o colombiano César Augusto Acevedo recebeu a Câmera de Ouro no Festival de Cannes desse ano, prêmio destinado aos cineastas estreantes.

"A Terra e a Sombra" mostra o retorno de Alfonso à sua antiga casa, depois de 17 anos separado da família, para ajudar a cuidar do filho que sofre com uma grave doença, intensificada pela poeira e pelas cinzas das queimadas de uma extensa plantação de cana de açúcar que rodeia sua residência. Em meio a esse cenário desolador, ele tenta se reinserir naquela família, curar as feridas do passado e ajudar a salvá-la desse período sombrio pelo qual passa.

ASSISTA AO TRAILER DE "A TERRA E A SOMBRA" (EM ESPANHOL)



Alias María

A Colômbia é um país que vive em constante tensão por conta de grupos de guerrilheiros e paramilitares que chegam a dominar territórios onde nem mesmo o exército do país tem mais controle, espalhando terror e mortes por onde passam.

É nesse clima nada amistoso que a jovem María, de apenas 13 anos, está inserida. Ela faz parte de uma dessas facções e é obrigada a escoltar o filho recém-nascido de seu comandante até uma cidade segura. Em meio a isso, descobre que está grávida de um dos membros da guerrilha, o que é proibido, e que terá de fugir para não ser forçada a realizar um aborto —prática comum entre as mulheres que engravidam nesses grupos.

"Alias María", de José Luis Rugeles, é um retrato dessa triste realidade colombiana, onde jovens são precocemente recrutados à força pelas guerrilhas e condenados a uma vida cruel e violenta, cujas perspectivas de futuro são tão incertas quanto as dos civis que, infelizmente, acabam vítimas dessas organizações paramilitares.

ASSISTA AO TRAILER DE "ALIAS MARÍA" (EM ESPANHOL)



Desde Allá

Em Caracas, na Venezuela, um homem de meia-idade põe em prática suas fantasias ao pagar para observar rapazes nus em sua casa. Ao conhecer um jovem de uma gangue, eles iniciam uma relação marcada pela violência. Aos poucos, atraído pelo dinheiro, o garoto se sente cada vez mais ligado a seu aliciador, mas um segredo não revelado sobre esse homem fará com que a relação chegue a um extremo sem volta.

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza desse ano, o longa de Lorenzo Vigas é marcado pela crueza urbana da capital venezuelana —característica refletida nas ótimas interpretações de Alfredo Castro e do jovem estreante Luis Silva.

ASSISTA AO TRAILER DE "DESDE ALLÁ" (EM ESPANHOL)



Ixcanul

Uma garota vive em um vilarejo nas montanhas e está fadada a um casamento arranjado, mas flerta com outro rapaz, de quem engravida acidentalmente. Agora, ela precisa tentar não arruinar o acordo matrimonial ou conseguir fugir de vez dele e do local onde mora.

Selecionado pela Guatemala para o Oscar 2016, "Ixcanul" apresenta um pouco dos costumes guatemaltecos e das relações familiares, permeados por tradições seculares e por um misticismo característico daquela região vulcânica.

ASSISTA AO TRAILER DE "IXCANUL" (EM INGLÊS)



OUTROS FILMES LATINOS

O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra

O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán

Madres de los Dioses, de Pablo Agüero

Magallanes, de Salvador del Solar

Paulina, de Santiago Mitre

Lo que Lleva el Río, de Mario Crespo

Papéis ao Vento - Uma Aposta para Toda Vida, de Juan Taratuto

La Tola Box, de Pável Quevedo Ullauri

Yorgos, de Paco Toledo e José Domingo Rivera

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais