Mostra de Cinema: veja os destaques do primeiro dia do evento em SP

Mais de 80 filmes serão exibidos já no primeiro dia da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que começa nesta quinta-feira (22) e vai até o dia 4 de novembro. Ao todo, serão 312 filmes exibidos em 23 endereços da capital paulista.

A grande homenageada do evento é a organização criada pelo cineasta Martin Scorsese, The Film Foundation, que há 25 anos se dedica à preservação e restauro de filmes do mundo todo. Entre os longas restaurados pela fundação e que serão exibidos por aqui, se destacam os clássicos "Rashomon", de Akira Kurosawa, "Juventude Transviada", de Nicolas Ray, "Sindicato de Ladrões", de Elia Kazan, e "Limite", do brasileiro Mario Peixoto.

A Mostra também apresentará uma grande seleção de filmes nórdicos e latinoamericanos, assim como longas premiados em vários festivais pelo mundo, como "Dheepan - O Refúgio", que venceu a Palma de Ouro em Cannes, e "Desde Allá", que faturou o Leão de Ouro, no Festival de Veneza.



Confira abaixo os destaques do primeiro dia do evento:

"Aconteceu Naquela Noite", de Frank Capra
Filha de um milionário que não aceita seu casamento, a jovem socialite Ellie Andrews foge para tentar se reencontrar com o noivo em Nova York. Em um ônibus noturno ela encontra Peter Wayne, jornalista que acaba de ser demitido e propõe um acordo: se a herdeira lhe garantir uma entrevista exclusiva, ele não contará onde ela está e a ajudará a chegar ao seu destino. Ellie aceita a oferta e os dois partem em uma viagem cheia de aventuras, durante a qual a antipatia mútua dá lugar a outros sentimentos.



"Como Era Verde o Meu Vale", de John Ford
Prestes a deixar a aldeia mineradora onde cresceu, no interior do País de Gales, Huw Morgan recorda os anos de sua juventude e as dificuldades que passou ao lado de sua família. O filme é baseado no romance homônimo do escritor britânico Richard Llewellyn.



"Um Homem Decente", Micha Lewinsky
Thomas Engel sempre tenta evitar conflitos. Como todos os anos, o amigável homem de meia-idade leva a família de férias para esquiar nos Alpes Suíços. Desta vez, no entanto, além da esposa e da filha adolescente, outra garota se junta à família: Sarah, a filha de sua chefe. Thomas está contando as horas para o merecido descanso na neve. Mas logo na primeira noite, Sarah se mete em problemas e tudo sai de controle. Thomas se sente responsável, porém suas tentativas de ajudar a menina fazem com que ele se envolva cada vez mais em uma rede de mentiras e meias verdades.



"Vovó Está Dançando na Mesa", de Hanna Sköld
Eini tem 13 anos e vive isolada da sociedade em uma cabana na floresta junto com seu pai controlador e abusivo. Histórias sobre a sua avó, além de sua própria imaginação, permitem que a garota crie um mundo interior e encontre força para sobreviver.



"Aliança do Crime", de Scott Cooper
Na região sul de Boston nos anos 1970, o agente John Connolly convence o mafioso irlandês James "Whitey" Bulger a colaborar com o FBI a fim de eliminar um inimigo em comum: a máfia italiana. O filme conta a história dessa inusitada aliança que saiu do controle, permitindo que "Whitey" se tornasse um dos gângsteres mais cruéis e perigosos da história dos Estados Unidos.



"Sob Nuvens Elétricas", de Alexey German Jr.
Rússia, 2017. O mundo pode estar à beira de uma grande guerra. Em torno de um edifício inacabado, um diverso grupo de "outsiders" luta para encontrar seu lugar em uma sociedade que muda rapidamente, tornando-se o mosaico de existência que é a própria vida.



"Son of Saul", de László Nemes
Outubro de 1944, campo de Auschwitz-Birkenau. Saul Ausländer é um húngaro que integra o Sonderkommando, grupo de prisioneiros judeus forçados a ajudar os nazistas no extermínio em larga escala. Trabalhando nos crematórios, Saul descobre o corpo de um garoto que acredita ser seu filho. Enquanto o Sonderkommando planeja uma rebelião, Saul decide se lançar em uma tarefa impossível: salvar o corpo da criança das chamas, encontrar um rabino para o Kadish e dar ao menino um enterro apropriado.



"Dheepan - O Refúgio", de Jacques Audiard
Para escapar da guerra civil no Sri Lanka, um ex-soldado, uma jovem mulher e uma garota fingem ser uma família. O trio acaba se estabelecendo em um projeto habitacional nos arredores de Paris. Eles mal se conhecem, mas tentarão construir uma vida juntos.



"Chronic", de Michel Franco
David é um enfermeiro que cuida de doentes terminais. Eficiente e dedicado à sua profissão, ele desenvolve uma forte e até íntima relação com cada paciente. Fora do trabalho, porém, David é pouco eficaz, desajeitado e reservado.


"Monstros do Ringue", de Marc Dourdin
O documentário conta a história do telecatch —ou luta livre— no Brasil. Com material de arquivo, a obra resgata histórias e personagens do passado de glória do esporte, como Aquiles, Belo e Mr. Argentina. Também retrata o momento atual, com as três principais equipes: Gigantes do Ringue, Trupe do Trovão e BWF.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais