MIS apresenta documentário e debate sobre a questão dos refugiados no Brasil

O MIS (Museu da Imagem e do Som) promove neste sábado (5) o documentário "A Chave da Casa", seguido de um debate sobre a atual questão dos refugiados e quais seus impactos na cidade de São Paulo, chamado "Refúgio, Moradia e Cidade".

O objetivo do evento é dar visibilidade à questão dos deslocamentos de refugiados e dar ao público acesso a novos conteúdos estéticos que se formam a partir desses cruzamentos populacionais.

Crédito: Dado Carlin/Divulgação A chave da casa Foto Dado Carlin-divulgação
Cena do filme "A Chave da Casa", que acompanha um grupo de palestinos em um campo de refugiados

Entre os participantes da mesa mediada por Alessandro Azevedo, da Associação Raso da Catarina, estão: Carmen Silva, da liderança do MSTC - Movimento dos Sem Tetos do Centro; Luambu Pitchou, coordenador do GRIST - Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem Teto; Manuel Del Rio, presidente da APOIO, Associação de Auxílio Mútuo.

O debate ainda contará com a presença de Isam Ahmad Issa, presidente do Comitê de Direito ao Retorno dos Palestinos/Brasil, e Ola Taisir Alsaghir, refugiada síria, além de Paulo Farah, da Bibliaspa (Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes), que ficará responsável pela tradução do árabe para o português.

A Chave da Casa (2009)
Direção: Paschoal Samora e Stela Grizotti. Brasil/Jordânia. 52 min.
O documentário acompanha as últimas 48 horas de um grupo de palestinos no campo de refugiados de Al-Rweished, na fronteira entre a Jordânia e o Iraque, antes de partir para o Brasil. Deixam para trás parentes, amigos e um passado cheio de lembranças. Nove meses depois, o filme acompanha cinco deles em diversos pontos do Brasil, mostrando seus problemas de adaptação, seus temores em relação a família, o país e as incertezas e esperanças de um novo futuro.

Museu da Imagem e do Som - Avenida Europa, 158, Jardim Europa, tel.: 2117-4777. Sáb. (5), às 19h. GRÁTIS. Ingr.: retirar na recepção do MIS com uma hora de antecedência.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais