Saiba como funciona a sala de cinema 4DX, com efeitos como vento e água

A modernização dos aparelhos de televisão e o crescimento dos canais sob demanda foram alguns dos motivos que fizeram o público trocar as salas de cinema pelo sofá de casa. Fato que, por sua vez, fez com que os cinemas se mexessem —literalmente— para atraírem o espectador.

Assim surgiram as salas VIP (saiba mais aqui), Imax e 4DX, que reúne efeitos e sensações sincronizados ao filme —algo que lembra os simuladores dos parques de diversões da infância.

Por ser a única sala com a tecnologia na capital, a 4DX não é avaliada pelo "Guia".Trazida à cidade em 2012 pela mexicana Cinépolis e disponível apenas no shopping JK Iguatemi, a 4DX tem mais de 20 efeitos (como luzes, água, vento, aromas e fumaça) e assentos que se movimentam para simular quedas, trepidações e aceleração. Se na tela o personagem enfrenta uma tempestade, imediatamente o público vai sentir como se estivesse no meio dela. Caso prédios desabem na trama, fumaça será sentida na sala. Tudo muito dinâmico.


EXPLORE A AVALIAÇÃO DOS CINEMAS 2016

Crédito:

. O "Guia" avaliou 55 cinemas para nomear os melhores em seis categorias
. Cidade Jardim e Cidade São Paulo levam o prêmio de melhor cinema da capital
. Avaliação dos cineclubes
. Avaliação dos cinemas VIP
. O "Guia" mostra o trabalho do projecionista à moda antiga
. Passo a passo do cinema: descubra como funcionam o 3D e a sala Imax

No entanto, o espectador pode não sentir todos os efeitos em uma única sessão. "Há uma sincronia dos recursos com cada filme. Além disso, eles são sempre aprovados em conjunto com os estúdios, que os sugerem especificamente para cada cena", afirma Paulo Pereira, diretor comercial da Cinépolis do Brasil.

Em 2014, a Cinemark começou a colocar poltronas especiais em salas convencionais: são as D-Box, presentes nos complexos Villa-Lobos, Metrô Santa Cruz e Boulevard Tatuapé. Elas se mexem, mas não têm os efeitos como água e vento. Por outro lado, permitem que o espectador selecione a intensidade do movimento.

Segundo Bettina Boklis, diretora de marketing da Cinemark, a D-Box captura as sensações dos filmes e causa agitações repentinas dos assentos "por meio de mecanismos transmitidos diretamente do projetor".

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais