Passo a passo do cinema: descubra como funcionam o 3D e a sala Imax

Com a competição ferrenha da internet, os cinemas se inovaram para atrair o espectador. São várias opções, além do convencional filme em 2D. Conheça, abaixo, a tecnologia Imax e o funcionamento dos longas em 3D.

EXPLORE A AVALIAÇÃO DOS CINEMAS 2016

Crédito:

. O "Guia" avaliou 55 cinemas para nomear os melhores em seis categorias
. Avaliação dos cineclubes
. Como funciona a sala 4DX
. O "Guia" mostra o trabalho do projecionista à moda antiga


COMO FUNCIONA O 3D?

Crédito:

. Há duas formas de se fazer um filme em 3D: filmá-lo com o equipamento adequado (é a opção mais cara, mas que garante resultado melhor) ou convertê-lo de 2D para 3D na pós-produção, procedimento comum em Hollywood.

Crédito:

. Há vários métodos para conversão. O mais eficiente é contratar artistas que recortam, cena por cena, as imagens de fundo e as imagens em primeiro plano. Esses recortes viram imagens tridimensionais, criadas em computador.

Crédito:

. A cena do filme é projetada em cima dessas formas, e tudo é gravado com uma câmera 3D virtual.

Crédito:

. A câmera virtual desloca os pixels das imagens, para que os óculos 3D consigam ler a tridimensionalidade.

Crédito:

. O projetor transmite a imagem duplicada. Cada lente dos óculos 3D lê uma delas, e o cérebro as junta, criando a ilusão das três dimensões.



COMO FUNCIONA A SALA IMAX?

Crédito:

. Para se ter uma sala Imax, é preciso da autorização e da análise da empresa detentora da tecnologia, a canadense homônima Imax, fundada em 1968.

Crédito:

. Não é tarefa fácil gravar em Imax: a câmera adequada para o trabalho soma, no mínimo, cem quilos. Fora o peso, o equipamento é bastante barulhento.

Crédito:

. Na sala, o som é dividido em 16 amplificadores e tem poder de 12 mil watts (cerca de dez vezes mais potente do que o sistema Dolby 5.1, usado pela maioria das salas).

Crédito:

. O Espaço Itaú de Cinema - Pompeia tem tela Imax de 14 m de altura por 22 m de largura (40 homens trabalharam para instalá-la). A resolução chega a 10 mil por 7.000 pixels -cinco vezes maior do que a de uma tela convencional.

Crédito:

. O ingresso para assistir a um filme no formato é caro —pode chegar a R$ 50— porque, além de o valor da manutenção do espaço ser cobrado em dólar, o dinheiro é repartido em três partes, entre distribuidor, exibidor e Imax.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais