'O Conto dos Contos' traz histórias de reis e rainhas para adultos

São raríssimos os filmes que apresentam versões adultas de contos de fadas. "O Conto dos Contos", dirigido pelo italiano Matteo Garrone ("Gomorra", de 2008), faz isso ao mostrar adaptações sombrias de três histórias clássicas presentes no livro "Pentamerão", do poeta Giambattista Basile.

As narrativas são mostradas paralelamente. Uma delas é a da rainha de Longtrellis (Salma Hayek), que não pode ter filhos. Ela decide se envolver com magia negra para engravidar: a receita é comer o coração de um monstro marinho, cozido por uma virgem.

O truque funciona, mas a cozinheira, uma plebeia, também engravida. Os meninos nascem idênticos e desenvolvem uma forte amizade, para o desgosto da rainha, que desaprova o laço de seu príncipe com um simples súdito.


Toby Jones vive o rei de Highhills, que cria uma pulga em segredo. Quando atinge um tamanho gigante, o inseto morre. O rei, então, tira o couro do bicho e instaura uma lei: o homem do reino que adivinhar a qual animal pertence a pele poderá se casar com a princesa.

Por fim, Vincent Cassel encarna o promíscuo rei de Strongcliff. Ele se encanta pela voz de uma mulher, mas não enxerga seu rosto. Resolve cortejá-la, sem saber que não se trata de uma moça, e sim de uma idosa.

O filme traz enredos interessantes e bons efeitos visuais, mas peca na duração, que passa de duas horas.

Veja salas e horários

ASSISTA AO TRAILER


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais