Festival Varilux começa nesta quarta com 15 inéditos e sessões grátis


Cena do filme "Um Homem, uma Mulher", homenageado na sétima edição do Festival Varilux de Cinema Francês
Cena do filme "Um Homem, uma Mulher", homenageado na sétima edição do Festival Varilux de Cinema Francês - Divulgação

​A produção cinematográfica francesa é a protagonista do Festival Varilux de Cinema Francês, que inicia sua sétima edição com exibições gratuitas nesta quarta-feira (8).

A programação, que se estende em cinemas ao redor de São Paulo —e de 49 outras cidades— até dia 22, reúne 15 produções inéditas e homenageia o clássico romance de Claude Lelouch “Um Homem, uma Mulher”, que completa 50 anos de seu lançamento em 2016.

Entre os destaques da seleção, estão filmes como “Chocolate”, em que Omar Sy (“Intocáveis”) interpreta o primeiro artista circense negro na França da Belle Époque, e o drama “Meu Rei”, em que Vincent Cassel (“Cisne Negro”) e Emmanuelle Bercot (“Ela Vai”) vivem um casal emocionalmente dependente e destrutivo —o longa rendeu a Bercot o prêmio de melhor atriz em Cannes, em 2015.

Os preços dos ingressos devem seguir o padrão das salas.

Após as sessões gratuitas, haverá debates com representantes do filme.


Abaixo, confira as sessões gratuitas, seguidas por debates, a serem exibidas nesta quarta-feira (8):

Agnus Dei
Na Polônia de 1945, uma jovem médica da Cruz Vermelha é encarregada de tratar sobreviventes na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Em uma visita a um convento Beneditino, ela descobre freiras grávidas em situações extremas. Ateísmo e vocação religiosa moldam relações complexas entre elas.

Caixa Belas Artes - Sala 5: Carmen Miranda: 16h20.
Espaço Itaú de Cinema - Augusta - Sala 4: 14h.


Flórida
Aos 80 anos, Claude Lherminier ainda conserva sua imponência, apesar dos frequentes ataques de confusão e esquecimento, condição que ele se recusa a admitir. Carole, sua filha, se desgasta para cuidar dele e não deixá-lo sozinho. No entanto, ele decide viajar à Flórida, sem dar explicações a ninguém.

Cinearte - Sala 2: 15h40.


Lolo, o Filho da Minha Namorada
De férias no sul da França, Violette, sofisticada parisiense quarentona que trabalha no mundo da moda, se apaixona por Jean-René, um modesto técnico de informática recém-divorciado. Ele decide mudar-se para a casa da amada em Paris, mas precisa lidar com Lolo, o mimado filho de Violette, disposto a tudo para destruir o casal e conservar seu lugar como o favorito da mãe.


Cinearte - Sala 2: 13h30.

Os Cowboys
Com a ajuda de seu filho caçula, Alain sai à procura de Kelly, sua filha de 16 anos que desaparece misteriosamente numa planície do Leste francês. O acontecimento desmorona as relações familiares.

Caixa Belas Artes - Sala 5: Carmen Miranda: 14h.
Espaço Itaú de Cinema - Augusta - Sala 4: 14h30.

A programação completa do festival estará disponível em: variluxcinefrances.com

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais