Documentário mostra a rotina de operários numa obra no México

"En el Hoyo", de 2006, é o segundo longa do documentarista mexicano Juan Carlos Rulfo, que lhe rendeu o prêmio do júri de melhor documentário (categoria "world cinema") no Festival de Sundance. O filme apresenta os trabalhadores da construção de uma enorme via elevada na Cidade do México. 

* Conheça a programação completa da mostra Arq.Futuro

Lá como cá, é necessário fazer essas coisas para diminuir o tráfego intenso (um problema, digamos, universal). Isso quando não se pensa em melhorar o transporte público, claro.

As brincadeiras desses operários, o cotidiano nas obras, suas falas e os perigos que enfrentam são delineados por uma câmera testemunha e curiosa, aberta às suas crenças e aos diversos modos de encarar a vida.



O principal mérito da produção é fazer com que nos sintamos ali, ao lado deles, observando o duro que dão até a inauguração da obra definitiva (que não vemos). O que vemos, no final, é um belo sobrevoo mostrando a construção, parcialmente recapeada, pronta para o uso em um pequeno trecho.

Ainda que esse sobrevoo se encerre, sabe-se lá por que motivo, antes de vermos onde o elevado vai terminar, é um momento de poesia dos mais fortes. Terá sido um caso de censura, ou autocensura? Ou o diretor achou que não mostrar o fim iria condizer com o filme, encerrado antes da obra em si?

Alguns momentos chegam a esbarrar no pueril, como aqueles em que os operários encenam diálogos como se a câmera não existisse.

É uma moda do cinema contemporâneo que poucos diretores sabem realizar a contento, limitando-se a imitar um artifício que já foi feito inúmeras vezes no passado. Não deixa de ser, em princípio, uma estratégia interessante, que assume essa limitação. O problema, quase sempre, está na realização dessa estratégia.

Tais diálogos, insatisfatoriamente inseridos, são compensados por cenas em que esses trabalhadores dividem suas preocupações.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais