Dois filmes nacionais que disputam vaga no Oscar estão em cartaz

Dos 16 filmes nacionais que disputam uma vaga no Oscar 2017, na categoria melhor filme estrangeiro, dois estão em cartaz em São Paulo ---o terceiro estreia na quinta (8). O filme escolhido será anunciado na segunda (12).

O ainda inédito "O Roubo da Taça", de Caito Ortiz, entra na disputa ao retomar a história do roubo da taça Jules Rimet, em 1983, concedida à seleção brasileira pelo tricampeonato da Copa do Mundo.

"Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, e "Nise - O Coração da Loucura", de Roberto Beliner, estão em exibição nos cinemas.

"Aquarius" tem sido alvo de polêmicas, uma delas justamente acerca da comissão que selecionará o filme brasileiro para o Oscar. A Secretária do Audiovisual nomeou Marcos Petrucelli, crítico que já depreciou o diretor Mendonça Filho, para o comitê. Petrucelli e a secretaria dizem que a polêmica é infundada e que a contrariedade do primeiro só se refere às posições políticas de Kleber, que protestou contra o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff no Festival de Cannes.

Além desses filmes, disputam "A Despedida" (de Marcelo Galvão), "Mais Forte que o Mundo" (Afonso Poyart), "O Outro Lado do Paraíso" (André Ristum), "Pequeno Segredo" (David Schurmann), "Chatô - O Rei do Brasil" (Guilherme Fontes), "Uma Loucura de Mulher" (Marcus Ligocki Júnior), "Vidas partidas" (Marcos Schetchman), "O Começo da Vida" (Estela Renner), "Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil" (José Belisario Cabo Penna Franca), "Tudo que Aprendemos Juntos" (Sérgio Machado), "Campo Grande" (Sandra Kogut), "A Bruta Flor do Querer" (Andradina Azevedo e Dida Andrade) e "Até que a Casa Caia" (Mauro Giuntini).

 


Aquarius

Clara (interpretada por Sonia Braga) é moradora do edifício Aquarius, o último prédio de estilo antigo em frente à praia de Boa Viagem, no Recife. Uma construtora, interessada em levantar um empreendimento no terreno, comprou todos os apartamentos, menos o dela, que se nega a vender o imóvel. A empresa, então, começa a fazer ameaças. O filme concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.

Veja salas e horários

 

Nise - O Coração da Loucura

Gloria Pires interpreta Nise da Silveira (1905-1999), médica alagoana que revolucionou a psiquiatria no Brasil. Negando-se a usar métodos como eletrochoque e lobotomia em esquizofrênicos, ela assumiu o abandonado setor de terapia ocupacional do hospital onde trabalhava e criou técnicas para tratar os pacientes.

Veja salas e horários

 


O Roubo da Taça

A comédia retoma a história do roubo da taça Jules Rimet, em 1983. O troféu foi concedido quando a seleção brasileira venceu a Copa do Mundo pela terceira vez, em 1970. Quando acumula dívidas em jogos de baralho, o corretor Peralta decide invadir a sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no centro do Rio de Janeiro, para levar a taça.

Estreia na quinta (8/9).

 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais