In-Edit, festival de documentários musicais, chega à 8ª edição em SP

-

De quarta (7) a 18/9, São Paulo recebe a oitava edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, que exibe 57 filmes, entre nacionais e estrangeiros. O CineSesc, Spcine Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira e Matilha Cultural, além de seis unidades do CEU, sediam as sessões. Os ingressos variam de grátis a R$ 12.

A abertura ocorre no CineSesc, às 20h30, com o documentário "Eat That Question - Frank Zappa in His Own Words", em sessão gratuita (os ingressos serão distribuídos a partir das 19h30).

Festival In-Edit 2016
Cena do documentário "Eat That Question - Frank Zappa in His Own Words" - Divulgação

Esta edição homenageia o diretor britânico Tony Palmer, considerado um dos pilares do documentário musical da BBC. A programação contempla oito de seus filmes, inéditos no Brasil, selecionados em parceria com Palmer: são documentários sobre personalidades como os Beatles, Maria Callas, Leonard Cohen e Cream.

O diretor vem a São Paulo para acompanhar o festival e, no dia 16/9, às 18h30, participa de um encontro gratuito com o público na Matilha Cultural (veja mais detalhes abaixo).

A programação separa documentários nacionais e estrangeiros.

A mostra Panorama Nacional tem 27 obras, entre longas e curtas-metragens, é dividida em quatro subcategorias: Mostra Brasil, Brasil.doc, Curta um Som e Competição Nacional ---esta última tem cinco filmes inéditos ("Waiting for B.", "Xingu Cariri Caruaru Carioca", "Danado de Bom", "Pedro Osmar, prá Liberdade que se Conquista" e "Brasil Heavy Metal: Um Filme, umSonho, uma Declaração de Amor ao Metal Brasileiro").

Já o Panorama Internacional tem 20 títulos ---dos quais 18 são inéditos no Brasil. "Zonda - Floclore Argentino", do diretor espanhol Carlos Saura, por exemplo, retrata o canto e a dança típicos do folclore argentino.

Veja a programação completa no site do evento e, abaixo, a seleção de destaques feita pelo "Guia". Boa sessão!


INTERNACIONAIS

The Blueback Hussar

Reino Unido, 2013. Direção: Jack Bond. 99 min.

O britânico Adam Ant começou no punk e foi gradativamente se tornando um astro do pop. Ele teve, contudo, sua carreira interrompida por problemas mentais. O diretor Jack Bond registrou sua volta à música, após um intervalo de 20 anos.

CCSP - sáb. (10), 18h. CineSesc - ter. (13), 15h.

 

I Am the Blues

EUA, 2015. Direção: Daniel Cross. 106 min.

O diretor Daniel Cross mostra um passeio pelas margens do rio Mississipi, nos Estados Unidos, berço do blues. Nesse trajeto, ele encontra músicos já aposentados e artistas anônimos e amadores que falam sobre suas relações com o gênero musical.

Cine Olido - sex. (9), 15h30. CineSesc - seg. (12), 19h.

 

Wacken 3D. The Movie

Alemanha, 2014. Direção: Norbert Heitker. 95 min.

Com projeção em 3D, o documentário retrata o Wacken, festival de heavy metal que ocorre em Steinburg, na Alemanha. O cineasta Norbert Heitker mostra o camping, os shows, a lama e as histórias dos frequentadores do evento.

CineSesc - sex. (9), 19h. Seg. (12), 21h.

 


NACIONAIS

Danado de Bom

Brasil, 2016. Direção: Deby Brennand. 75 min.

Retoma a trajetória de João Silva. Nascido no sertão pernambucano e amante dos ritmos nordestinos, decidiu ir ao Rio de Janeiro para conhecer o ídolo, Luiz Gonzaga, de quem se tornou parceiro e amigo.

CineSesc - sáb. (10), 17h. CCSP - ter. (13), 16h. Cine Olido - sex. (16), 15h.

 

Waiting for B.

Brasil, 2015. Direção: Paulo César Toledo e Abigail Spinde. 71 min.

Em 2013, a norte-americana Beyoncé se apresentou no estádio do Morumbi. O filme acompanha fãs que acamparam em frente ao local por duas semanas.

CineSesc - sáb. (10), 21h. CCSP - ter. (13), 20h. Cine Olido - qua. (14), 14h30.

 

Xingu Cariri Caruaru Carioca

Brasil, 2015. Direção: Beth Formaggini. 92 min.

O músico Carlos Malta promove o encontro das culturas pop e folclórica em locais do Brasil como São José do Xingu (Mato Grosso) e Caruaru (Pernambuco).

CineSesc - sex. (9), 21h. CCSP - dom. (11), 20h. Cine Olido - ter. (13), 15h.


Edição homenageia o britânico Tony Palmer

Considerado um dos pilares do documentário musical do canal BBC, o britânico Tony Palmer, 75 anos, é o homenageado da oitava edição do In-Edit.

Palmer tem mais de cem filmes concluídos na carreira. O festival contempla oito deles o próprio cineasta os selecionou, em parceria com a organização do evento.

São documentários que transitam entre a música pop e erudita e retratam artistas como a cantora lírica Maria Callas e as bandas Cream, de Eric Clapton, e The Beatles.

Palmer estará no Brasil para apresentar algumas sessões.

 

NESTA SEMANA

All Along The Watchtower - Sour Rock + All My Loving

Reino Unido, 1977, 1968. 112 min.

A sessão reúne dois documentários de Palmer. "All Along the Watchtower - Sour Rock" é o 14º episódio da série "All You Need Is Love", no qual o diretor analisa o rock da década de 1970. Já em "All My Loving", o gênero musical é mostrado no contexto de conflitos como a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã. Palmer abrirá as sessões.

CCSP - qua. (14), 20h. Cinemateca Brasileira - sáb. (17), 18h.

 

The Beatles and the World War 2

Reino Unido, 2016. 95min.

Na seleção do festival, esta é a obra mais recente de Palmer. É uma releitura do obscuro filme The Beatles and the World War 2 (1976), de Susan Winslow, que ficou só duas semanas em cartaz. No filme, a história da Segunda Guerra é mostrada ao som de músicas dos Beatles, interpretadas por artistas como Rod Stewart e Tina Turner. Palmer abrirá as sessões.

CineSesc - ter. (13), 21h. Cine Olido - qui. (15), 19h30. Cinemateca Brasileira - dom. (18), 16h.

 

Leonard Cohen - Bird on a Wire

Reino Unido, 1974. 105 min.

O documentário retoma a turnê do cantor Leonard Cohen, realizada em 20 cidades europeias, além de Tel Aviv, em Israel, entre março e abril de 1972. Palmer abrirá as sessões.

CineSesc - ter. (13), às 19h. Cinemateca Brasileira - sáb. (17), 16h.

 

Maria Callas

Reino Unido, 1987. 91 min.

Palmer retoma a trajetória de Maria Callas (1923-1977), estrela da ópera. Filha de gregos e nascida nos Estados Unidos, a artista teve uma vida repleta de luxo, sucesso e bajulação.

CineSesc - dom. (11), 15h. Cine Olido - qui. (15), 15h.

 

Menuhin

Reino Unido, 1990. 105 min.

Palmer mostra a vida e a obra do violinista e maestro norte-americano Yehudi Menuhin (1916-1999). O documentário conta com depoimentos do músico e de sua mulher, Diana Gould interrompendo-o várias vezes, ela se revela uma entrevistadora exigente. Palmer abrirá a sessão no Centro Cultural São Paulo.

CineSesc - sáb. (10), 15h. CCSP - qua. (14), 18h.


PREPARE-SE

Creams Farewell Concert

Reino Unido, 1969. 70 min.

Tony Palmer registrou o último show da banda Cream, em 1968, no Royal Albert Hall, em Londres, na Inglaterra. Com Eric Clapton na guitarra, Jack Bruce no baixo e Ginger Baker na bateria, o grupo que transitava entre rock, blues e rock psicodélico foi o primeiro a receber o certificado de platina de vendas mundiais por um disco duplo (Wheels on Fire). Além do histórico show, o documentário tem entrevistas com os músicos. Palmer abrirá as sessões.

Matilha Cultural - sex. (16), 20h30. Cinemateca Brasileira - sáb. (17), 20h.

 

Tangerine Dream - Live at Coventry Cathedral

Reino Unido, 1975. 30 min.

O curto documentário retrata a banda alemã Tangerine Dream, que surgiu em 1967 e ficou conhecida como uma das grandes expoentes do rock progressivo. A sessão ocorre ao ar livre na Cinemateca e é seguida por show do grupo Pin-Ups, que encerra o festival. Palmer abrirá a sessão.

Cinemateca Brasileira - dom. (18), 20h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais