Mortes em série são exploradas com sarcasmo em longa brasileiro

Entre os espigões de luxo e os terrenos baldios da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, quatro garotas adolescentes topam com uma onda de assassinatos. Bia (papel da estreante Valentina Herszage) nutre atração mórbida por aqueles corpos que começam a pipocar, ensanguentados, pelo bairro.

"Mate-me Por Favor", primeiro longa dirigido pela carioca Anita Rocha da Silveira, é um misto de suspense e terror de levada sarcástica. O tom dialoga com a obra de David Lynch, segundo a diretora, temperado com doses de crítica social.

Valentina Herszage faz a protagonista do suspense irônico dirigido por Anita Rocha da Silveira
Valentina Herszage faz a protagonista do suspense irônico dirigido por Anita Rocha da Silveira - Divulgacao

O olhar crítico resvala no retrato que a diretora faz do bairro, uma espécie de falso oásis de segurança, moldado pela agressiva arquitetura de prédios gradeados e murados. Pelos descampados dessa Barra perambulam sem rumo os jovens do filme, entre festinhas e dias inteiros à frente do videogame. Adulto nenhum aparece em cena, o que só incrementa a sensação de desamparo dos personagens.

Há também uma atmosfera de repressão sexual, escancarada no discurso machista do namorado da protagonista e também no sermão da pastora local cantora extravagante que louva Jesus ao som de funk.

Mate-me chega aos cinemas um ano após ter estreado no Festival de Veneza do ano passado e de ter passado pelo Festival do Rio, de onde saiu com os prêmios de melhor direção e melhor atriz (para Valentina).

Saiba onde assistir


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais