Holandês comanda 'A Tartaruga Vermelha' ao estilo oriental

Cena da animação "A Tartaruga Vermelha", de Michael Dudok De Wit *** ****
Cena da animação "A Tartaruga Vermelha", de Michael Dudok De Wit - Divulgação


Sem nenhum diálogo em 80 minutos, a animação "A Tartaruga Vermelha" tem alguns motivos para fazer história no gênero. Entre eles, talvez o principal, o fato de ser o primeiro longa ocidental produzido pelo prestigiado estúdio japonês Ghibli, criado pelo mestre Hayao Miyazaki (de "A Viagem de Chihiro", 2001).

Coube ao holandês Michael Dudok de Wit –do tocante curta "Pai e Filha" (2000), vencedor do Oscar– a missão de honrar a tradição de cores e traço característico do estúdio. Em sua estreia, em Cannes, o filme saiu com o prêmio especial do júri na mostra "Un Certain Regard". Como uma fábula, o filme acompanha a vida de um náufrago, isolado em uma ilha tropical, acompanhado apenas de caranguejos e aves e –tartarugas, claro.

Como Tom Hanks, em "Náufrago" (mas sem Wilson), ele constrói uma jangada para tentar escapar. Seu plano vai literalmente por água abaixo, destruído por uma grande tartaruga vermelha. Para sua sorte, talvez, o mar revolto tratará de lhe arranjar companhia.

"A Tartaruga Vermelha" aterrissa no Anima Mundi antes de sua estreia brasileira, em fevereiro de 2017, pertinho do Oscar. É bom os gigantes da Disney ("Procurando Dory" e "Zootopia") se cuidarem.

Sala Cinemateca, sáb. (dia 5), às 21h30, e dom. (dia 6), às 18h30.



24º ANIMA MUNDI
ONDE: Caixa Belas Artes; rua da Consolação, 2.423, Consolação, tel. 2894-5781
Cinemateca Brasileira; Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 3512-6111
QUANTO: R$ 6 a R$ 12 (as sessões dos programas "Futuro Animador", "Olho Neles!" e "Galeria" são gratuitas, assim como as oficinas na Cinemateca)
Confira a programação no site  animamundi.com.br


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais