Thriller 'Nosso Fiel Traidor' é competente, mas sem brilho

John le Carré está na moda. O autor britânico de 84 anos, famoso por seus romances de espionagem, viu nos últimos tempos um renovado interesse do cinema por sua obra, como atestam filmes como "O Espião Que Sabia Demais" (2011) e "O Homem Mais Procurado" (2014). "Nosso Fiel Traidor", que estreia nesta semana, não está no nível desses dois, mas não faz feio.

Ewan McGregor interpreta um professor envolvido em um caso de espionagem internacional
Ewan McGregor interpreta um professor envolvido em um caso de espionagem internacional - Divulgacao

Dirigido pela britânica Susanna White ("Nanny McPhee e as Lições Mágicas") e roteirizado pelo iraniano Hossein Amini (indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado por "Asas do Amor", de 1997), é um thriller competente, embora sem brilho.

Ewan McGregor faz Perry McKendrick, um professor de literatura em férias no Marrocos com a mulher, a advogada Gail (Naomie Harris). Perry acaba conhecendo o russo Dima (Stellan Skarsgard), que o leva para uma festa de arromba, com russas estonteantes por todos os lados e gângsteres mal encarados. Algo está errado, claro, e Perry logo descobre que Dima é um membro da máfia russa ameaçado de morte pelo chefão, um personagem misterioso chamado Príncipe. O plano do 'Príncipe" é abrir um banco em Londres para lavar dinheiro sujo.

A ação, como na maioria das histórias de Le Carré, envolve intriga, traições e sujeira nos altos escalões do poder. Infelizmente, traz também o embolorado clichê do homem inocente (Perry) que se vê envolvido em um complicado caso de espionagem internacional. Mas a qualidade do elenco e da história elevam o filme a um nível mais alto do que a maioria dos thrillers detetivescos que vemos por aí.

Avaliação: bom
Salas e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais