Filme sobre acidente aéreo chega aos cinemas com trama eletrizante

Clint Eastwood entende de heróis. Já dirigiu e interpretou muitos, com seu rosto impassível que parece esculpido na pedra. Agora, seu herói tem nome, sobrenome e apelido. É Chesley Sullenberger, o Sully, um piloto que entrou para a história em 2009 por ter salvo 155 pessoas a bordo de um Airbus A320 que perdeu os dois motores logo após decolar do aeroporto La Guardia, em Nova York, aterrissando na água.

Mas ser eternizado como herói foi tão difícil para Sully quanto pousar um avião daquele tamanho no rio Hudson sem que ele se partisse ao meio. Poucas horas após o feito, com todos os passageiros a salvo, Sully recebeu a admiração da América. Mas, nos dias seguintes, os especialistas encarregados de investigar o acidente tentaram de todas as formas provar que o pouso de alto risco na água poderia ter sido evitado. Para eles, o piloto errou em seu julgamento e deveria ter voltado ao aeroporto.

Tom Hanks é Chesley Sullenberger, o Sully, piloto que salvou 155 pessoas em uma queda de avião
Tom Hanks é Chesley Sullenberger, o Sully, piloto que salvou 155 pessoas em uma queda de avião - Divulgação

"Sully - O Herói do Rio Hudson" tem quase duas horas bem tensas construídas em cima das investigações dessa história real. Tom Hanks, mais uma vez, demonstra que interpreta como poucos um homem prisioneiro de seus pensamentos. A imagem de seu rosto envelhecido pela maquiagem transborda na tela em closes, enquanto o piloto vai remoendo todas as lembranças dos minutos torturantes na cabine antes do pouso forçado.

O filme deveria ter estreado nos cinemas brasileiros em 1º/12, apenas 48 horas depois do acidente com o avião que levava o time da Chapecoense. O adiamento é compreensível. Mesmo agora, duas semanas depois da tragédia, a ida de espectadores ao cinema pode ser comprometida.

Cena de "Sully - O Herói do Rio Hudson"
Cena de "Sully - O Herói do Rio Hudson" - Divulgação

É pena, porque Sully merece ser visto. Eastwood, 86, chega a seu 35º título como diretor em ótima forma. Todo mundo sabe que o piloto realmente se transformou em um autêntico herói americano. Mas o filme consegue extrair das estressantes reuniões de investigação uma trama eletrizante, para culminar em uma audiência pública na qual o piloto é pressionado de modo insano.

De novo, um herói de Clint Eastwood tem que lutar muito.

Avaliação: muito bom
Salas e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais