Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental tem filmes de Herzog e tributo a Chico Mendes

Sessões gratuitas acontecem em 82 salas de São Paulo

São Paulo

Dedicada a temas socioambientais, a sétima edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, gratuita, será realizada de quinta (31) a 13/6 em 82 salas de cinema e espaços culturais. Confira alguns destaques.

Chico Mendes 
Haverá um tributo ao ativista brasileiro Chico Mendes (1944-1988) com a exibição dos filmes “Chico Mendes, Eu Quero Viver” (1989), de Adrian Cowell, e “Crianças da Amazônia” (2008; foto), de Denise Zmekhol.

Werner Herzog  
A programação inclui uma retrospectiva dedicada ao cineasta alemão Werner Herzog, que evidencia em sua obra o conflito entre a natureza e o homem. Serão exibidos 18 filmes, como “Hércules” (1962), seu primeiro curta, e os mais recentes “O Homem-Urso” (2005), “Encontros no Fim do Mundo” (2007) e “A Caverna dos Sonhos Esquecidos” (2010; foto), em 3D.

Cena do documentário "O Homem-Urso", de Werner Herzog. - Divulgação

Panorama Internacional Contemporâneo 
Cerca de 40 títulos de 22 países integram este eixo do evento, que traz filmes sobre temas como consumo e preservação. Entre os destaques está “Safári” (2016; foto), novo longa do diretor austríaco Ulrich Seidl, que acompanha turistas ricos que caçam animais em safáris no continente africano.  

Experiência Sensorial
O curta “Munduruku: A Luta para Defender o Coração da Amazônia” é uma experiência em realidade virtual que propõe uma visita com estímulos táteis, auditivos e olfativos a uma aldeia na Amazônia. O filme retrata o modo de vida do povo Munduruku e sua luta para manter o rio Tapajós.

Confira programação completa em ecofalante.org.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais