Telefones fornecem programação, mas não respondem dúvidas

Como saber se a sessão escolhida para ver aquele filme esperado já está lotada, ter certeza do horário de exibição ou obter informação sobre a duração dos trailers, para não correr o risco de perder o começo da história? Só telefonando para o cinema. Pensando nisso, o Guia da Folha Online testou na última sexta-feira (5), por volta das 15h, o atendimento de cinco grandes complexos localizados na capital paulista.

Durante as tentativas da reportagem, o telefone do Bristol, localizado na av. Paulista (região central de São Paulo), não funcionou. A ligação não era concluída ou então chamava, mas caía. Em contato com a empresa, a informação foi a de que a gravação eletrônica não havia sido feita e, por conta disso, não havia atendimento. Cerca de 15 minutos após o contato, a gravação entrou no ar, mas apresentava problemas. Posteriormente, a empresa informou que às 16h29 a programação telefônica estava funcionando normalmente. Sobre a opção por esse modelo de atendimento, a justificativa é de que quase a totalidade dos clientes que entram em contato querem saber a mesma informação: a programação do espaço.

Crédito: Reprodução
Reserva Cultural (SP) não usa gravações e oferece agilidade no atendimento telefônico

O atendimento eletrônico realmente parece ser o principal modelo adotado pelas empresas. No telefone do Unibanco Arteplex, complexo do shopping Frei Caneca (região central de São Paulo), por exemplo, a quarta ligação foi atendida, entretanto, a gravação só oferecia três opções: programação, promoção e mensagem (?). Ao optar por deixar uma mensagem, o telefonema caía. Se o cliente não optar por nenhuma das alternativas e resolver esperar para que alguma pessoa o atenda, ficará falando sozinho, pois o telefone é desligado automaticamente.

O mesmo acontece no contato do Kinoplex Itaim, que é o mesmo das salas do Kinoplex Osasco. O menu tem duas opções, e cada uma leva à programação de uma das unidades. Mas, se a informação desejada não for nenhuma dessas, é melhor se dirigir à sala e perguntar pessoalmente. A empresa afirma que optou pelo sistema com o intuito de agilizar o atendimento, e esclarece que o telefone não é o único serviço para informações. Há o site oficial que, além de dados gerais, oferece um "fale conosco".

Diferente

Em contrapartida, estão o atendimento do HSBC Belas Artes e do Reserva Cultural (ambos na região central da capital paulista). Nos dois casos, a ligação foi completada na primeira tentativa e atendida no primeiro toque. Além disso, o atendimento foi realizado por pessoas.

No HSBC, o atendimento é disponível diariamente das 13h40 às 21h30, de segunda a sexta-feira e também aos domingos; aos sábados, o serviço funciona até as 23h30. Já o Reserva tem atendimento de segunda a domingo, das 12h45 às 22h.

Por meio de nota, a administração do Reserva informou que não pretende mudar o atendimento. O modelo atual serve para solucionar dúvidas detalhadas sobre filmes, horários, preços, promoções e eventos especiais --que afirmou não ser possível realizar todos esses serviços por meio das secretárias eletrônicas.

O HSBC Belas Artes e o Unibanco Arteplex foram procurados, mas não responderam aos questionamentos até o fechamento desta reportagem.

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As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

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