"Fiel" faz ode ao sofrimento e à redenção da torcida corintiana

Fé, amor e entusiasmo que transcendem o limite da razão. Esse é o principal elemento narrativo de "Fiel", documentário que retrata a queda do Corinthians para a Série B e sua posterior ascensão à Série A do Campeonato Brasileiro.

Crédito: Divulgação
"Fiel" retrata a queda e a ascensão do Corinthians sob a ótica de sua torcida

O filme não tem narrador, e a história é contada pelos torcedores, na primeira pessoa. Os primeiros relatos se referem aos jogos que antecederam a fatídica partida realizada em 2 de dezembro de 2007, que decretou a queda do time.

A dor do rebaixamento e o sentimento de esperança são dois dos elementos mais explorados pelo filme. "Percebi que esse momento de dor é o mesmo vivido por milhares de personagens de livros e filmes", explica Marcelo Rubens Paiva, um dos roteiristas do filme ao lado de Serginho Groisman. A direção ficou a cargo de Andrea Pasquini. Todos são corintianos assumidos.

Segundo Andrea, rodar o filme a fez ter certeza de que o Corinthians representa mais do que o próprio futebol. Transcende o esporte.

Todavia, promover uma ode ao sofrimento e à paixão da torcida não era exatamente a intenção inicial de todos os envolvidos no filme. "Minha primeira ideia era realizar algo bem jornalístico, repleto de informação, mas a reação e os testemunhos da torcida me emocionaram", explica Paiva.

Identificação

Serginho Groisman ressalta que o objetivo do documentário não é meramente elencar uma série de episódios inusitados e "loucuras" dos torcedores para ver o time do coração. "Não tem nada que eu já não tenha feito pelo Corinthians. Quem é corintiano sabe que fazer uma loucura ou outra pelo time é comum", diz.

Crédito: Divulgação
Torcida corintiana é a grande homenageada do documentário "Fiel", que tem estreia prevista para o dia 10 de abril em todo o país

"Fiel" apresenta uma colagem de depoimentos que vão além do âmbito esportivo e mostra um mosaico de histórias vividas por torcedores anônimos. Datas que ficaram na memória e lembranças de familiares que já se foram se confundem com a memória afetiva em torno do time.

Além do apelo sentimental, o longa apresenta uma estrutura sóbria, que não abusa de elementos emocionais. Na primeira parte, a câmera registra, em planos simples, o relato de torcedores de diversos níveis sociais e econômicos de maneira direta. Recursos sonoros são usados com parcimônia para salientar um ou outro momento.

A boa campanha do time da Série B divide espaço com depoimentos de jogadores como Dentinho, Douglas, Lulinha e Felipe, que prepara terreno para o momento da redenção no jogo contra o Ceará --vencido por 2 a 0 pelo Corinthians em 25 de outubro de 2008. Nele, o time alvinegro conquistou o acesso de volta à elite do Campeonato Brasileiro, em meio a uma atmosfera lírica protagonizada por sua torcida. Um filme para corintianos ou para quem quer entendê-los.

O filme tem estreia prevista para 10 de abril em todo o país. Mais informações sobre as salas onde o filme estará em cartaz podem ser obtidas no site www.filmefiel.com.br


Leia mais

Leia outras notícias de Cinema

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais