Felipe Hirsch e mais três cineastas indicam o que ver na Mostra

Dentre os 400 filmes que integram a programação da 33ª Mostra Internacional de Cinema, fica difícil escolher a qual assistir. Para facilitar essa decisão, o Guia da Folha Online buscou a opinião de quem mais entende do assunto: os cineastas. Conheça os filmes que quatro diretores do cinema brasileiro indicaram:


Crédito: Divulgação

"'A Invenção da Carne', de Santiago Loza. Estava em competição comigo em Locarno e é um filme incrível sobre os nossos segredos escondidos e obscuros. Outro muito bom é o 'Ela, uma Chinesa', de Xiaolu Guo. Esse filme é muito sensível e conta a jornada de uma chinesa que quer ir embora de sua terra natal. Ele ganhou o prêmio de melhor filme na competição do Festival de Locarno. Outro incrível é 'A Oeste de Plutão', de Henry Bernadet e Myriam Verreault, do Canadá, é um retrato fiel da adolescência atual!"

Esmir Filho - dirigiu curtas como "Tapa na Pantera" (2006), que ficou famoso através do YouTube, e "Saliva" (2007), selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes. Exibe na Mostra seu primeiro longa, "Os Famosos e os Duendes da Morte" (2009), eleito o melhor filme no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.


Crédito: Divulgação

"Além dos vencedores de Cannes, Berlim e Veneza, quero muito ver um filme que o meu amigo Ugo Giorgetti fez com o Antonio Abujamra, 'Solo' (2009). É um trabalho bem radical, todo centrado no rosto do grande ator."

Evaldo Mocarzel - o documentarista é conhecido pelos premiados "À Margem da Imagem" (2003) e "Mensageiras da Luz, Parteiras da Amazônia" (2004). Mocarzel traz à Mostra os filmes "À Margem do Lixo", "BR-3 (ficção)" e "BR-3 (documentário)".


Crédito: Divulgação

"Pode ser 2? '35 Doses de Rum', da Claire Denis, e 'Perseguição', do Patrice Chéreau."

Felipe Hirsch - um dos fundadores da companhia Sutil de teatro, Hirsch estreia como cineasta com "Insolação" (2009), que será exibido na Mostra.


Crédito: Divulgação

"Não vi a programação da Mostra, mas indicaria o filme do Sergio Bianchi, 'Os Inquilinos'. Ouço falar bastante desse filme do Sergio."

Ugo Giorgetti - diretor dos longas "Boleiros - Era uma Vez o Futebol" (1998), "O Príncipe" (2002) e "Boleiros 2 - Vencedores e Vencidos" (2004), Giorgetti traz os filmes "Solo" e "Paredes Nuas" para a Mostra.


Leia mais sobre a Mostra

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais