João Carlos Martins rege orquestra na terça; veja lista de concertos

Os próximos dias têm boas opções para quem quiser apreciar música de câmara.

Nesta sexta (dia 21), o pianista Amilton Godoy, um dos fundadores do Zimbo Trio, realiza apresentação única no Auditório Ibirapuera (zona sul de São Paulo).

A ópera "O Menino e a Liberdade", encenada por alunos de canto lírico da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, tem suas duas últimas sessões nesta sexta e no domingo (23).

Também neste dia 21, o Trio Image presta homenagem ao centenário de nascimento do compositor brasileiro César Guerra-Peixe, completado na terça (18/3).

Na terça (dia 25), o maestro João Carlos Martins rege sua Bachiana Filarmônica Sesi-SP no concerto que dá início à temporada 2014 do grupo.

Veja mais sobre essas e outras atrações, que vão de récitas a corais.


Amilton Godoy
Membro original do grupo instrumental Zimbo Trio, o pianista celebra 60 anos de carreira na sexta (dia 21), em apresentação no Auditório Ibirapuera (região sul). O espetáculo terá participações especiais, como a da flautista Lea Freire e do gaitista Gabriel Grossi.

O repertório traça um panorama da carreira do músico, abordando da época em que interpretava obras eruditas (com peças de Bach e de Debussy) a composições de seu CD atual, lançado em 2013.


Bachiana Filarmônica Sesi-SP
A orquestra regida por João Carlos Martins dá início à sua temporada de 2014 na terça (dia 25). O espetáculo terá a participação da pianista taiwanesa Ling-Ju Lai. A ocasião marca a estreia mundial de uma peça de Tatiana Catanzaro encomendada para a orquestra.

Informe-se sobre a apresentação


Crédito: Ana Fuccia/Divulgação A maestrina Naomi Munakata (centro) e o Coro da Osesp posam em saguão da Sala São Paulo (centro)
A maestrina Naomi Munakata (centro) e o Coro da Osesp posam em saguão da Sala São Paulo (centro)

Coro da Osesp
O grupo de vozes regido pela maestrina Naomi Munakata canta músicas de compositores contemporâneos no domingo (dia 23). Entras elas estão "Quatuor" e "Noneto - Impressão Rápida de Todo o Brasil", de Heitor Villa-Lobos. A ocasião também marca a estreia de "Tenerife", obra especialmente encomendada para a Osesp baseada em um poema de Haroldo de Campos.

Informe-se sobre a apresentação


Domingo no Centro
O pianista polonês Michal Karol Szymanowski, 26, executa peças de compositores conterrâneos no domingo (23). Entre eles estão Joseph Haydn, Henryk Wieniawski e Frédéric Chopin. A apresentação tem apoio da Casa Sanguszko de Cultura Polonesa, entidade fundada em 1973 pelo príncipe Roman Sanguszko para a disseminação da cultura polonesa no Brasil.


Ensaios Abertos da Osesp
Semanalmente às quintas, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo realiza ensaios abertos ao público. Com ingressos custando R$ 10, o grupo repassa, em clima menos formal, as músicas que serão apresentadas no espetáculo que estreia na noite da mesma data (veja embaixo).

Informe-se sobre a apresentação


Mix.Erudito
No sábado (dia 22), o projeto experimental do maestro e violonista Marcel Leme mistura repertórios de músicas de câmara com obras populares nacionais e estrangeiros.


Il Trovatore
A ópera do italiano Giuseppe Verdi é a primeira a ser encenada pela temporada lírica de 2014 do Theatro Municipal. A montagem tem acompanhamento musical da Orquestra Sinfônica Municipal, regida por John Neschling, e do Coro Lírico do Theatro Municipal, comandado por Bruno Greco Facio. A direção cênica é de Andrea de Rosa.


O Menino e a Liberdade
A ópera premiada pela APCA como melhor obra vocal de música erudita é encenada em um ato sob a regência de Emiliano Patarra. O elenco é formado por alunos da academia de ópera do Theatro São Pedro. A história aborda os ideais de liberdade de seis personagens que pegam um mesmo táxi.

Informe-se sobre o concerto


Série Concertos
Músicas do período barroco compostas entre os anos 1509 e 1610 compõem o repertório da apresentação "Cordas Barrocas". As obras serão executadas por Luis Otávio dos Santos, no violino, e Guilherme de Camargo, no alaúde. No sábado (dia 21).

Informe-se sobre a apresentação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais