Ópera italiana 'Madame Butterfly' ganha adaptação grátis em SP

A Companhia Ópera Curta realiza nesta quarta (dia 9) a última apresentação grátis na capital paulista da ópera inédita "Madame Butterfly - a Ópera Contada e Cantada", baseada na obra do italiano Giacomo Puccini.

O espetáculo, que tem uma hora e meia de duração, será realizado às 20h no Theatro São Pedro (centro). Os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 18h.

Crédito: Sylvia Masini/Divulgação
A soprano japonesa Massami Ganev interpreta a Madame Butterfly em adaptação da ópera montada pela Companhia Ópera Curta

A apresentação faz uma releitura da famosa ópera, incorporando elementos do teatro, como falas e entonações típicas, às características líricas.

As principais árias e duetos são mantidas, inclusive com legendas em português (no caso, as músicas são cantadas em italiano).

Depois de São Paulo, a montagem passará por Jundiaí (19), Indaiatuba (23) e Itatiba (26).

Para a temporada de 2014 ainda estão previstas as apresentações de "Carmem", "La Traviata" e "La Bohème".

O objetivo do projeto Ópera Curta é promover a difusão de apresentações de récitas que incentivam a formação de público para o segmento, ainda considerado elitista e extremamente erudito.

SOBRE O ENREDO

O espetáculo adaptado se passa entre os anos 1904 e 1928. Conta a história de Madame Butterfly sob o ponto de vista do que aconteceu com o seu filho gerado de um relacionamento com o marinheiro americano Benjamim Pinkerton.

A direção do espetáculo é assinada por Cleber Papa, A direção artística é de Rosana Caramaschi. O responsável pela direção musical é o maestro convidado Branco Bernardes.

Revezam no elenco os tenores Eric Herrero e Gilberto Chaves (Pinkerton), os barítonos Sebastião Teixeira e Vinícius Atique (Sharpless) e as sopranos Massami Ganev e Taís Bandeira (Butterfly).

Madame Butterfly - a Ópera Contada e Cantada - Theatro São Pedro - r. Dr. Albuquerque Lins, 207, Santa Cecília, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3667-0499. Qua. (dia 9): 20h. GRÁTIS Os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 18h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais