Óperas de Verdi e de Montemezzi estreiam temporadas líricas em SP

Amores, vinganças e tragédias são temas recorrentes nas histórias contadas de geração em geração. E são também alicerces fundamentais para grandes óperas.

Surgida na Itália do século 17, esse tipo de peça é marcado pela encenação acompanhada de música. Além disso, a letra da ópera —libreto— é cantada, e não falada.


"A voz é pensada como um instrumento musical, o que envolve uma técnica específica, já que os cantores não usam microfone", explica o crítico da Folha Sidney Molina.

"O grande desafio da ópera é equilibrar todas as características num espetáculo único, tendo ao mesmo tempo o risco de se tornar uma colcha de retalhos e a qualidade de se tornar uma fusão de diversas áreas", completa.

Esta semana, "Otello", de Giuseppe Verdi (1813-1901), e "O Amor dos Três Reis", de Italo Montemezzi (1875-1952), abrem as temporadas de óperas do Theatro Municipal e do Theatro São Pedro, respectivamente.

Até o fim do ano, pelo menos 37 récitas serão interpretadas nos palcos da capital ou exibidas em salas de cinema. Confira abaixo onde e quando assisti-las. E, para os espectadores de primeira viagem, Molina avisa: "Mesmo cantadas em outras línguas, as montagens são complementadas com legendas". O crítico também deu suas indicações de quais récitas são imperdíveis.


THEATRO MUNICIPAL
Entre as oito récitas da temporada 2015, estão obras de Verdi, Wagner e Tchaikóvski

Até 27/3
Otello
A montagem, do italiano Giuseppe Verdi (1813-1901), tem Giancarlo Del Monaco na direção cênica e o maestro John Neschling na regência e na direção artística. A trama, baseada na peça "Otello - o Mouro de Veneza", de William Shakespeare, conta como o general Otello foi ludibriado por Iago. Este inventou uma traição entre Desdemona, mulher do general, e Cassio e envolveu criados e invejas para cumprir o propósito de chegar ao poder.

22/4 a 2/5
Ainadamar + Um Homem Só
Composta pelo argentino Osvaldo Golijov (1960), "Ainadamar" apresenta a relação entre o poeta e dramaturgo Federico García Lorca e a atriz Margarita Xirgu, que deu vida, pela primeira vez, à protagonista da peça "Mariana Pineda", em 1927. Já "Um Homem Só", do paulista Camargo Guarnieri (1907-1993), conta como um homem, sentindo-se abandonado por todos, procura resolver seus problemas.

30/5 a 9/6
Eugene Onegin
Baseado no romance de Alexander Púchkin (1799-1837), Tchaikóvski (1840-1893) montou este retrato sobre a aristocracia rural russa. Ao se mudar para o campo, Eugene Onegin conhece Tatiana. Ela declara sua paixão, mas ele a ignora. O forasteiro, então, investe seus esforços na namorada de seu amigo, o que gera um duelo entre os dois homens. Anos depois, é Tatiana, já casada, quem ignora as juras de amor de Onegin.

23/7 a 2/8
Thaïs
A montagem do francês Jules Massenet (1842-1912) mostra como o monge Athanaël tenta converter a cortesã Thaïs ao cristianismo. Durante o processo, ocorre a Meditação Religiosa, trecho frequentemente apresentado em concertos.

29/8 a 10/9
Manon Lescaut
A trajetória da personagem-título é contada na ópera do italiano Giacomo Puccini (1858-1924). A caminho do convento, Manon foge com o recém-conhecido Des Grieux. Tempos depois, ela é acusada de prostituição e mandada para os EUA, junto com o amante.

8 a 20/10
Lohengrin
Na montagem do alemão Richard Wagner (1813-1883), a jovem Elsa é acusada de matar o próprio irmão. Para mostrar que é inocente, ela aceita que sua sorte seja decidida num combate. Surge para defendê-la um misterioso cavaleiro, que vence o embate e a pede em casamento, fazendo-a prometer que nunca perguntará sobre sua identidade. Ludibriada pelo derrotado, ela questiona seu salvador, gerando reviravoltas na trama.

28/11 a 8/12
Così Fan Tutte
Nesta ópera do austríaco Mozart (1756-1791), um velho solteirão tenta comprovar a dois jovens que as mulheres são infiéis. Para tanto, os convence a mentirem sobre uma longa viagem a fim de que, disfarçados, tentem conquistá-las. Durante as investidas, o velho corrompe uma serviçal para que o ajude nesta intriga.

Theatro Municipal de São Paulo - pça. Ramos de Azevedo, s/nº, República, região central, tel. 3053-2090. 1.500 lugares. Ingr. p/ 2626-0857 ou compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo.


THEATRO SÃO PEDRO
São seis obras completas e mais duas séries que envolvem trechos de montagens: Tardes de Ópera e Cortinas Líricas

Até 29/3
O Amor dos Três Reis
A ópera, do italiano Italo Montemezzi (1875-1952), tem Sergio Vela à frente da direção cênica e o maestro Luiz Fernando Malheiro na regência da Orthesp. Na história, um rei cego tenta mostrar ao filho que a jovem princesa ama outra pessoa, mas o apaixonado príncipe não consegue perceber isso. O soberano, então, apela para ações trágicas a fim de comprovar sua intuição e desmascarar a traidora.

22/4 a 3/5
Poranduba
Pela primeira vez encenada em São Paulo, a montagem do mineiro Edmundo Villani-Côrtes (1930) difere da tradicional ópera por não ter uma narrativa contínua, e sim ser uma junção de trechos de lendas e mitos indígenas da Amazônia. Os personagens são contadores de histórias, como o próprio Poranduba —"notícia", em tupi.

10 a 21/6
Falstaff
Verdi (1813-1901) volta a ser interpretado na capital com esta ópera, também baseada em Shakespeare —"As Alegres Matronas de Windsor". Na trama, o personagem-título tenta tirar proveito de todos, ou invadindo casas ou tentando conquistar ricas mulheres casadas. Revoltadas, as vítimas se unem para se vingar do nobre.

26/8 a 6/9
Bodas no Monastério
A montagem do russo Serguei Prokofiev (1891-1953) mostra como um homem tenta fazer com que sua filha se case com um comerciante, a fim de salvar suas economias. Ela, porém, está apaixonada por um jovem pobre e, com a criada, tenta bolar vários planos para evitar o casório com quem não ama.

18 a 29/11
O Homem dos Crocodilos + Édipo Rei
Inspirado num paciente de Freud, o paranaense Arrigo Barnabé (1951) criou "O Homem dos Crocodilos". Na história, um pianista deixa de compor por medo de que a tampa do instrumento caia em cima de seus dedos. Em seguida, será encenado "Édipo Rei", do russo Igor Stravinski (1882-1971), que se baseou na peça grega de Sófocles. A trama apresenta a profecia em que Édipo matará seu pai e se casará com sua mãe.

Theatro São Pedro - r. Dr. Albuquerque Lins, 207, Santa Cecília, região central, tel. 3661-6600. 636 lugares. Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br.


Cortinas Líricas
Por até R$ 30, a série tem trechos de óperas com orquestra, mas sem a participação de um coro

Guillaume Tell, de Gioachino Rossini (1792-1868). 3 e 5/7
Os Contos de Hoffmann, de Jacques Offenbach (1819-1880). 2 e 4/10


Tardes de Ópera
Grátis, a série tem cenas de ópera acompanhadas de piano

Fosca, de Antônio Carlos Gomes (1836-1896). 15/3
Don Pasquale, de Gaetano Donizetti (1797-1848). 12/4
Martha, de Friedrich von Flotow (1812-1883). 10/5
Ariadne Auf Naxos, de Richard Strauss (1864-1949). 23/5
La Donna Del Lago, de Gioachino Rossini (1792-1868). 31/5
Maria Tudor, de Antônio Carlos Gomes (1836-1896). 28/6
Eugene Oneguin, de Pyotr Tchaikóvski (1840-1893). 26/7
Idomeneo, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). 16/8
Die Tote Stadt, de Erich Wolfgang Korngold (1897-1957). 29/8
Fedora, de Umberto Giordano (1867-1948). 27/9
L'Enfant Prodigue, de Claude Debussy (1862-1918). 11/10
Il Pirata, de Vincenzo Bellini (1801-1835). 1º/11
Fidelio, de Ludwing van Beethoven (1770-1827). 15/11


NO CINEMA
Duas redes de cinema da capital exibem óperas

Cinemark
Royal Opera House de Londres 2014/2015; mais informações em cinemark.com.br

Andrea Chénier, de Umberto Giordano (1867-1948). 14, 15 e 17/3
O Navio Fantasma, de Richard Wagner (1813-1883). 26, 28, 29 e 31/3
Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, de Kurt Weill (1900-1950). 7, 9,10 e 12/5
La Bohème, de Giacomo Puccini (1858-1924). 13, 15, 16 e 18/8
Guilherme Tell, de Gioachino Rossini (1792-1868). 27, 29 e 30/8 e 1º/9


UCI
Met Opera 2014/2015; mais informações em ucicinemas.com.br

A Dama do Lago, de Gioachino Rossini (1792-1868). 14/3
Cavalheirismo Rústico + Pagliacci, de Pietro Mascagni (1863-1945) e de Ruggero Leoncavallo (1857-1919). 25/4

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais