Concerto na Sala São Paulo celebra 40 anos da Orquestra Sinfônica da USP

Um concerto na Sala São Paulo celebra neste sábado (28) os 40 anos da Orquestra Sinfônica da USP —fundada pelo renomado maestro Camargo Guarnieri (1907-1993), em 1975.

Dos cerca de 40 músicos que compõem a Osusp, apenas três integram o grupo desde o início —são eles os violinistas João Theodoro Nogueira, Ana Lúcia Danilovic e Madoka Ikeya.


O grupo será conduzido pelo regente Wagner Polistchuk, responsável pela curadoria do programa. "Serão três obras de compositores brasileiros que fizeram parte da orquestra de alguma maneira", conta, citando "Concerto nº 1 para Violoncelo", de Cláudio Santoro (1919-1989), "Sinfonia nº 3", de Camargo Guarnieri, e "Abertura", do violista titular Newton Carneiro, composta para a ocasião. O violoncelista Antonio Lauro Del Claro, que no início de sua carreira despontou na sinfônica, assume como solista.

Sem o extravagante orçamento de grandes orquestras, o órgão da USP aposta em convidados no lugar de um regente titular e em poucos solistas estrangeiros no enxuto programa. Para não pecar na qualidade, depende da criatividade.

Para 2016, por exemplo, o diretor Edson Leite destaca três concertos em que o próprio regente será também o solista. "Antigamente era comum. Quando o grupo é pequeno, o regente consegue conduzir", diz. A série contará com o percussionista Ronaldo Bologna, o violonista Fábio Zanon e o clarinetista britânico Michael Collins.

Sala São Paulo - pça. Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, tel. 3223-3966. Sáb.: 21h. 120 min. 7 anos. Ingr.: R$ 6,50 (estudante) a R$ 63 p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais