Crítica: peça com Luana Piovani usa metáforas visuais e frases poéticas

Em "Mania de Explicação", Isabel (Luana Piovani), de 12 para 13 anos, está inquieta e reflete sobre o cotidiano. No quarto e em outros espaços de sua casa, ela conversa com figuras como o Vento e o Centauro. Tem apenas o amigo Jorge.

A menina vive no mundo das indagações filosóficas. Que ir além do jardim e faz muitas perguntas. A algumas já responde: "Explicação é uma frase que se acha mais importante do que as palavras".


O musical tem como tema canções de Raul Seixas (1945-1989). As letras do roqueiro contrastam com o visual barroco, mas combinam com os diálogos poéticos.

O figurino e adereços misturam materiais e remetem a planos de percepção também híbridos. Flores, rendados, bordados, plissados, miçangas e pérolas estão ao lado de estampados contrastantes, golas de pierrô, chapéus e maquiagem de palhaços tristes.

A história ocorre em sonho ou na casa de Isabel, que tem lustre cor-de-rosa? Toda nesse tom, a atmosfera representa o olhar da protagonista, que deseja entender o mundo. Mas os personagens com quem contracena são misteriosos: Lagarta, Guarda-chuva, Fonte.

Avaliação: ótimo.
Indicação: a patir de 9 anos.

Informe-se sobre a peça

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais