Dia da Criança: 74 opções entre shows, peças e oficinas para celebrar a data

Para celebrar o Dia da Criança (12/10), o "Guia" selecionou mais de 70 eventos para todos os gostos e bolsos. Há shows infantis, peças de teatro, atividades em shoppings, oficinas, brincadeiras e passeios em espaços temáticos, entre outros.

As atrações começam já nesta sexta (10) e seguem durante o fim de semana. Elas estão espalhadas pelas cinco regiões da cidade e também na Grande São Paulo.

Abaixo, confira os shows, danças e concertos infantis que ocorrem para celebrar a data. Nada de ficar em casa!


SHOWS

Banda Gigante
A banda liderada pela palhaça Rubra apresenta o show "Movimenta o C.é.l.e.b.r.o" -cujo CD contou com a participação de artistas como Arnaldo Antunes e os Barbatuques. Na apresentação, iniciativa do Cultura Livre SP, as crianças vão acompanhar esquetes de palhaços, duelos musicais e um show de calouros com a participação do público. Intérprete da palhaça, Lu Lopes faz parte do espetáculo de improvisação "Jogando no Quintal" e participou, durante cinco anos, dos Doutores da Alegria. É autora de livros infantojuvenis –entre eles, o título "Desmiolações", que deu origem à peça homônima.
Informe-se sobre o evento

Beatles para Crianças
O sábado do Dia da Criança é a oportunidade para apresentar os Beatles aos pequenos. Fábio Freire e sua banda tocam um repertório exclusivo com músicas dos garotos de Liverpool, mesclando histórias contadas e cantadas. O público é convidado a participar da apresentação por meio de efeitos sonoros, tocando instrumentos inusitados.
Informe-se sobre o evento

BNegão e Seletores de Frequência
No fim de semana da criança, as canções do Sítio do Picapau Amarelo vão ganhar versões de hip-hop com o show de BNegão & Seletores de Frequência. A banda cantará músicas da série vestida como os personagens. "Achei que estava faltando esse toque mais lúdico e convenci a galera a se caracterizar", conta o rapper BNegão. A ideia foi aprovada: "No fim do show, as crianças falam comigo como se estivessem falando com o próprio tio Barnabé". O espetáculo tem duração de 1h30 e conta com 12 canções –incluindo a faixa homônima à série, que foi eternizada na voz de Gilberto Gil.
Informe-se sobre o evento

Cantos & Contos
O Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em Santo Amaro, promove um show musical da Companhia Cantos e Contos. Com teatro de fantoches, coreografias e interação com a plateia, o repertório apresenta músicas do CD "Saracuteia - Cantos & Contos Para Quem Ainda Usa Fraldas".
Informe-se sobre o evento


Carlos Navas Canta Chico e Vinicius
Nesta apresentação, Carlos Navas leva ao palco músicas de obras consagradas como "Os Saltimbancos" (1977), de Chico Buarque, e "Arca de Noé" (1980), de Vinicius de Moraes. Outras canções que não fazem parte desses álbuns, como "Ciranda da Bailarina" e "A Banda", ganham releituras na apresentação do músico.
Informe-se sobre o evento

Celelê
O espetáculo "Está na Hora de uma História Eu Escutar" comemora os 20 anos da personagem Celelê e também conta com a participação da cantora Thais Conti (Talili). No palco, canções educativas são interpretadas ao vivo com números teatrais, coreografias, cenários e efeitos de luz e de som. O show infantil é uma das atrações do parque Amazing Balls para este domingo (12).
Informe-se sobre o evento

Grupo Tiquequê - Era uma Vez um Gigante
Misturando música, teatro, contação de história, dança e brincadeiras, o espetáculo "Era uma Vez um Gigante" apresenta canções de autoria do próprio grupo, formado por dois homens (Angelo Mundy e Wem) e duas mulheres (Bel e Diana Tatit). O repertório conta com músicas como "A Rosa e o Cravo", uma releitura da cantiga popular com elementos de tango, flamenco e MPB, e "Era uma Vez um Gigante", que dá nome ao show e ao álbum e diverte as crianças com a curiosa história de um gigante.
Informe-se sobre o evento

O Botão Mágico
O espetáculo cênico e musical "O Botão Mágico" faz parte da programação especial infantil do parque Ecológico Tietê para este domingo (12). Nele, o palhaço Alegria -acompanhado de outros músicos- entoa cantigas populares.
Informe-se sobre o evento

Palavra Cantada
O show comemora os 20 anos da dupla formada por Sandreca e Pauleco (Sandra Peres e Paulo Tatit), que sobe ao palco para apresentar as principais canções produzidas ao longo das duas décadas -como os hits "Sopa" e "Bolacha de Água e Sal". A apresentação também conta com músicas inéditas e a participação dos dois bonecos de 80 cm.
Informe-se sobre o evento

Pelo Mundo com Mawaca
Baseado no livro "De Todos os Cantos do Mundo", de Heloisa Prieto e Magda Pucci, o espetáculo musical convida as crianças a viajarem por vários países, como França, Albânia, Índia, Portugal, Israel e Brasil. O grupo recria músicas de culturas diferentes usando adereços, cenários e bonecos. Um exemplo é o Curupira, chamado para libertar mulheres prisioneiras.
Informe-se sobre o evento

Show do Kiko
O mexicano Carlos Villagrán, intérprete do Kiko, apresenta o "Show do Kiko" no Dia das Crianças, 12 de outubro, às 15h, no Clube Atlético Juventus. O espetáculo comemora os mais de 40 anos de sucesso do personagem.
Informe-se sobre o evento

Tic Tic Tati
O show marca o lançamento do DVD "Tic Tic Tati", da cantora e compositora Fortuna. Na apresentação, ela é acompanhada por cinco cantores, que também são bailarinos, quatro músicos e o coro cênico. Fazem parte do repertório canções como "Coro das Bruxas", "Os Dez Sacizinhos" e "Boa Ação".
Informe-se sobre o evento

Trupe Pé de Histórias
O espetáculo interativo combina música, teatro e contação de histórias. Nele, a Trupe Pé de Histórias reinventa clássicos infantis usando diversos ritmos, tendo como base de criação o diálogo direto com a plateia.
Informe-se sobre o evento


CONCERTOS

Banda Sinfônica Toca - Os Saltimbancos
A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta dois concertos em homenagem ao Dia da Criança, um no sábado (11), no Theatro São Pedro, e outro no domingo (12), no Masp. Sob regência de Mônica Giardini, o grupo revê canções do famoso musical "Os Saltimbancos", adaptado por Chico Buarque, que narra a história de quatro animais que abandonam seus donos devido a maus tratos sofridos. A orquestra estará ladeada pelo Coral Infanto-Juvenil da Escola de Música de São Paulo. Participam ainda os atores convidados Rubens Caribé e Beatriz Amado.
Informe-se sobre o evento

Orquestra Experimental de Repertório
Sob regência do também diretor Carlos Moreno, o conjunto exibe concertos dedicados ao público infantil. No sábado (11), às 17h, o grupo apresenta "Pedro e o Lobo, Op. 67", de Serguei Prokoviev (1891-1953), com a participação do rapper Emicida, além da peça "Capricho Espanhol", de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). No domingo (12), no mesmo horário, a orquestra recepciona o violonista e cantor Toquinho. Juntos, eles reveem sucessos do compositor paulistano, como "Aquarela", "A Casa" e "Samba de Orly".
Informe-se sobre o evento


DANÇA

As Aventuras de Dom Quixote
A série Tucca Aprendiz de Maestro apresenta, neste sábado (11), "As Aventuras de Dom Quixote". Inspirado no livro Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, o espetáculo traz a versão dançada da história de um velho espanhol apaixonado por histórias de aventura, que passa a acreditar que é um herói. Após arrumar uma armadura, um cavalo e um amigo para lhe acompanhar, o novo herói passa a se chamar Dom Quixote e inspira outras pessoas a viverem o seu sonho. A orquestra será regida pelo maestro João Maurício Galindo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.
Informe-se sobre o evento

Balé de Cegos Fernanda Bianchini
Para o Dia da Criança, a companhia Cia. Ballet de Cegos Fernanda Bianchini -que possui, entre seus artistas, crianças e adultos e pessoas com deficiência- fará uma apresentação nova. Além de coreografias dos espetáculos já consagrados, como "O Corsário" e "Paquitas", o grupo também apresentará coreografias livres.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais