Crítica: espetáculo '2 por 4' é aula divertida sobre música erudita

Depois do sucesso da intervenção cênica que transformou a janela de um prédio no Minhocão em palco, o grupo Esparrama está em cartaz com o espetáculo "2 por 4", no Teatro Alfa (zona sul de São Paulo), com direção de Kleber Brianez e Ester Freire. Os ingressos custam R$ 15 (para menores de 12 anos) e R$ 30.

A peça é uma aula sobre as características do som, os instrumentos e a movimentação do maestro. Mas a lição não fica nada chata com o jogo da dupla de palhaços Nerdolino (Brianez) e Batatinha (Rani Guerra).

Eles disputam a regência de um quarteto de cordas, que toca um repertório que vai de músicas do popular infantil (como "Marcha Soldado") a trechos de obras de compositores como Vivaldi, Beethoven e Mozart.


Os tropeços e trocadilhos dos palhaços culminam numa cena em que Batatinha faz as vezes de uma cantora lírica e solta o vozeirão para entoar "a dona Aranha subiu pela parede...".

O cenário, que traz a sobriedade de uma sala de concerto, também guarda surpresas e garante momentos de poesia cênica, com apoio numa delicada manipulação de boneco e na criação de figuras com as mãos.

Com produção modesta, o espetáculo é bem resolvido em sua linha dramatúrgica e no jogo a que se propõe. Empate para os dois maestros-palhaços.

Avaliação: bom.
Indicação do "Guia": a partir de 4 anos.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais