Atores com síndrome de Down são estrelas de espetáculo infantil

Um reizinho mimado que gosta de dar ordens e responde com um categórico "Cala a boca!" toda vez que o contradizem e um povo que, de tanto ficar quieto, desaprendeu a falar.

Se a história não lhe é estranha, é porque você conhece "O Reizinho Mandão", livro de Ruth Rocha que, pela primeira vez, ganha versão para os palcos, no Teatro Augusta.

Ariel Goldemberg e Rita Pokk, do filme "Colegas", e Joana Mocarzel, a Clarinha de "Páginas da Vida" (Globo), todos com síndrome de Down, são os protagonistas do espetáculo.


Companheiros há 12 anos, Ariel e Rita também não se desgrudam no palco. Interpretam, respectivamente, o reizinho e sua papagaia -que repete tudo o que o dono diz.

Juntos, os dois ainda ministram palestras sobre inclusão. "O espetáculo mostra para sociedade que aqueles que têm síndrome de Down também podem fazer cinema, teatro e o que mais quiserem", diz ele.

Durante a peça, com referências do sertão, um sanfoneiro dá o tom das músicas, e os atores cantam e dançam.

O espetáculo marca o início do projeto "Ruth Rocha 50 Anos - A Aventura de Ler", idealizado por Jô Santana, também no elenco. Até 2017, ano em que a autora comemora 50 anos de carreira, serão apresentadas mais duas peças, um documentário e uma exposição.

Teatro Augusta - r. Augusta, 943, Consolação, tel. 3151-4141. Sáb. e dom.: 16h. Até 22/11. Ingr.: R$ 40. CC: todos. Ingr. p/ 2122-4070 ou compreingressos.com.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais