Peça de 15 minutos aborda poluição marítima de forma poética

O espetáculo “Oceano” é econômico nos seus diálogos e falas e combina teatro de bonecos e de formas animadas com lindas letras de música, de Beto Firmino, do grupo XPTO.

A montagem é dirigida por Osvaldo Gabrieli e concebida por ele e Firmino.

Um tecido do tipo filó separa o palco dos espectadores, que assistem ao desenrolar da vida marítima como se estivessem vendo a cena através do vidro do aquário, submersos e de olhos abertos dentro d’água ou, ainda, diante da tela de cristal líquido da TV.

Cena do espetáculo "Oceano"
Cena do espetáculo "Oceano" - Caetano Araujo/Divulgação

​ O desenho de luz parece traçar bordados na água ondulada do mar.

O enredo consiste na movimentação de peixes grandes pequenos ou listrados.

Águas-vivas flutuam e peixes-espadas passeiam.

Quando um tubarão feroz aparece, toda a plateia se agita.

A música instrumental acompanha o ritmo de entrada e saída dos seres marinhos pelos rochedos e recifes e, quase no final do espetáculo, que dura o tempo de uma intervenção (15 minutos), mergulhadores-cientistas aparecem, recolhem o lixo e explicam, ao som de uma canção triste, que tentam salvar o mar e o mundo, entoando algo como “toda vida já sem vida/toda beleza sem beleza”.

Avaliação: muito bom.

Indicação: a partir de 4 anos.

Sesc Interlagos - av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, região sul, tel. 5662-9500. 100 lugares. Qua. a sex.: 10h, 11h, 14h e 15h. Sáb. e dom.: 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. 15 min. Até 31/7. Livre. Estac. (R$ 10 e R$ 20). GRÁTIS 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais