Lenda turca que inspirou 'Rei Lear' dá origem a novo espetáculo infantil

Com a disposição em forma de arena e atores misturados à plateia, a Cia. Paideia de Teatro busca e encontra a cumplicidade do público ao encenar o espetáculo "O Sal e o Amor", em cartaz na sede do grupo.

Amauri Falseti, diretor e dramaturgo premiado por textos vigorosos que não evitam discussões no trato com os públicos infantil e jovem, bebe de fontes clássicas para contar as histórias de uma princesa, Yildiz, que não sabe expressar o amor pelo sultão, seu pai, e de um jovem, Mehmet, sufocado pelo amor da mãe. Crescer nunca foi fácil.

Cena do espetáculo "O Sal e o Amor"
Cena do espetáculo "O Sal e o Amor" - Thiago Leite/Divulgação

O Sal e o Amor é inspirado em lenda turca que, no Ocidente, é conhecida em Rei Lear, de William Shakespeare, e no conto de fadas Capote de Junco. O título cita a metáfora que a jovem Yildiz usa para explicar seu afeto de filha: Te amo tanto quanto o sal.


Com cenografia minimalista e figurino quase sempre comedido em cores e estampas ambos assinados por Clau Carmo, a peça joga luz na palavra encenada. A densidade do texto, porém, nem sempre é bem acolhida pela interpretação do elenco, irregular.

As músicas, compostas por Amauri Falseti, Paul Gerlach e Marcos Iki, este último responsável pela direção musical, são cantadas ao vivo com primor e fazem as vezes do narrador. O som, por sinal, reserva alguns dos melhores momentos deste espetáculo que de algum modo convida pais e filhos a (re)pensarem suas relações.

Avaliação: bom.

Indicação: a partir de 10 anos.

Paidéia Associação Cultural - r. Darwin, 153, Jardim Santo Amaro, região sul, tel. 5522-1283. 55 lugares. Sex.: 10h. Sáb. e dom.: 17h. Até 15/10. Ingr.: R$ 20.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais